Comentários: 0
Casa Manoel de Oliveira à venda com desconto

O imóvel construído, há 11 anos, para ser a residência e o museu do cineasta português Manoel de Oliveira, está agora no mercado para venda, com desconto. Para tornar mais atrativa aos olhos dos  investidores, a casa do realizador mais velho do mundo, que nunca foi ocupada, vai ser redesenhada por Eduardo Souto Moura.

“O arquiteto (autor do imóvel) dispôs-se a projetar alterações no sentido de tornar a casa comercialmente mais apetecível, não tendo sido ainda feito qualquer projeto”, explica fonte oficial da Câmara Municipal do Porto ao idealista News.

Situado na Foz, este imóvel foi projetado, por Souto Moura, para ser residência e museu de Manoel de Oliveira, mas nunca foi utilizado. O cineasta cumpriu 105 anos em dezembro e continua em atividade. Até agora realizou 32 longas-metragens.

Depois de em novembro de 2013, a família do cineasta ter assinado com a Fundação de Serralves um protocolo para acolher o seu espólio na instituição, a Câmara Municipal do Porto decidiu vender a casa em hasta pública. Mas o leilão, realizado na semana passada, ficou vazio.

Desconto máximo de 5% sobre preço de leilão

Agora, no prazo de um ano, o edifício pode ser comprado diretamente pelos investidores interessados. Segundo o Código Regulamentar do Município, as propostas de compra não podem ser inferiores a 5% do valor base de licitação definido.

Casa Manoel de Oliveira à venda com desconto

A “casa Manoel Oliveira” é composta por duas frações autónomas, que o município decidiu vender separadamente. A fração A, com um valor base de licitação de 1,014 milhões de euros, foi edificada para ser um equipamento cultural. Mas agora a sua compartimentação “poderá carecer de adaptação para fins diferentes daqueles para que foi desenhada”, explica fonte oficial da CMP ao idealista News.

Em causa estão 160 metros quadrados (m2) de área coberta, distribuídos por uma cave, rés do chão e primeiro piso, e 1.800 m2 da “área descoberta”t;.
Já a fração B, também com entrada pelas ruas Viana de Lima e de Bartolomeu Velho, foi definida como “habitacional”; e está avaliada em 568,8 mil euros.

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade