Comentários: 0
Casas de sonho: Mansão de arquitetura moderna com assinatura portuguesa (fotos)
autorizado

Todas as quintas-feiras apresentamos uma casa de sonho. Desta vez não saimos do país e damos a conhecer uma mansão moderna da autoria de arquitetos nacionais. Rui Vieira Oliveira e Vasco Manuel Fernandes assinam o projeto Casa Taíde. Trata-se de uma “recuperação e ampliação de uma casa antiga, com características de arquitetura popular”, que está situada na aldeia com o mesmo nome, no concelho de Póvoa de Lanhoso, Braga.

O projeto é de 2008 e a construção da Casa Taíde ficou concluída no ano passado. Tem dois pisos. No térreo encontram-se a cozinha, casa de banho de serviço, escritório e uma sala de estar e no piso superior estão os dois quartos.

Em declarações ao idealista News, os autores dizem que o objetivo do cliente era fazer algo simples e fácil de utilizar. “A proposta deveria dialogar com a envolvente de forma amigável, e ainda que se assumisse algo de novo a ideia não era a de romper definitivamente com o passado. Sentia-mos que se podia criar algo dinamizador sem ferir a envolvente”, contam.

O projeto contempla uma área de construção de 200 metros quadrados (m2) e o terreno é, por vezes, acentuado, explicam os arquitetos, salientando que “a envolvente funciona como um anfiteatro em que o olhar das pessoas vizinhas que habitam as casas de forma singular e de telhado inclinado é muito próximo”. “As ruas são estreitas, os quintais são quase públicos e tudo se ouve. A escala da casa era uma preocupação”, acrescentam.

De acordo com os autores, as paredes e a escada de granito que envolve o antigo lagar, no rés do chão, foram aproveitados e serviram de base no projeto: “Tudo o resto se assume como novo e este volume branco que se coloca sobe as paredes velhas de granito ganha vida e desenha-se quase a si próprio de forma autónoma”.

Ver mais casas de sonho

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta