Comentários: 0
Ideias de decoração: A importância de ter uma boa estante
autorizado

Sabes o quão importante pode ser ter uma boa estante em casa? Já paraste um pouco para pensar “nisto”? No artigo desta semana da rubrica semanal do idealista/news, dedicada à arquitetura e decoração, e assegurada pela Architect Your Home, mostramos-te as mais-valias das estantes. Curioso?

Os nossos livros vão-se tornando cada vez mais difíceis de organizar, de arrumar, de escolher e de mostrar,.com o passar do tempo.

Quando a sala tem dimensão para acomodar uma boa estante, esta torna-se uma das peças importantes para criar a imagem e o ambiente desse espaço. Se a estante da casa começa a ficar saturada, é, então, altura de procurar outras soluções alternativas. Aí a estante pode aparecer no hall, no corredor, no quarto, no sótão.

A estante na sala

Sala de estar forrada a estantes.

A estante pode ser assumida como o acabamento final de todas as paredes de um determinado espaço. Nestes casos, a opção consiste em torná-la, através do acabamento e da cor, mais um elemento de construção desse espaço, pois comporta-se apenas como um suporte à decoração que resultará do seu preenchimento. Uma outra opção, consiste em apostar na sua forte presença, acima de tudo pela escolha e um material de acabamento que se evidencie dos restantes: a madeira, o ferro, as cores fortes ou mesmo o uso de formas imprevistas.

Sala de estar com fundo de estante em diálogo com o jardim.

Um estante imprevista na sala de estar.

A estante na casa 

Mas, quando a estante sai do seu lugar natural, a sala, este elemento ganha a total liberdade de forma e dimensão para se acomodar às mais diversas situações, podendo ser a base de uma escada, esconder uma passagem secreta ou até mesmo organizar totalmente o espaço interior de uma divisão.

Uma estante na escada ou a estante é a escada?

Quando a estante toma o partido de ser o elemento definidor da forma dos espaços, este elemento ganha, além da função de suporte (ao seu preenchimento), a função de protagonista desses espaços, uma vez que a sua ocupação não lhe irá retirar a leitura da forte função estruturadora e decorativa que tem.

O espaço do quarto produzido por uma estante.

A necessidade de integrar a estante

Independentemente do que se possa idealizar para uma estante, a sua inclusão numa remodelação de uma casa ou de um apartamento deve ser sempre pensada em conjunto com as demais transformações, de forma a garantir que a mesma seja totalmente integrada no espírito do conjunto da intervenção. Mais que um elemento avulso, a estante no habitat moderno é um elemento que faz parte simultaneamente da sua construção e da definição da sua imagem e ambiente finais.

Remodelação de apartamento: estante baixa em parede de espaço de sótão contemporâneo.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta