Comentários: 0

Sim, um espaço pequeno pode parecer maior que aquilo que é. Na rubrica de hoje do idealista/news sobre Home Staging, assegurada pela Home Staging Factory, explicamos-te como podes, sem grande dificuldade, rentabilizar um imóvel. Afinal, ensinar a aproveitar e valorizar ao máximo o potencial de cada espaço e tornar as casas mais atrativas é o nosso objetivo.

Dizem que o espaço é o que fazemos com ele e nós subscrevemos. O tamanho é mesmo muito relativo. Há espaços pequenos que fazem sentir como se estivéssemos num palácio e espaços grandes que parecem pequenos e atarracados. O grande desafio é fazer dos pequenos, grandes espaços; e dos grandes, espaços que pareçam mais pequenos, acolhedores e aconchegantes.

Na verdade, tudo depende da forma como trabalhamos cada espaço e o que queremos fazer dele.

Com um bom planeamento e a mestria de quem sabe criar ambientes consegue-se maximizar cada metro quadrado (m2) e criar o cenário perfeito para cada objetivo e cada público. E quando o objetivo é rentabilizar, há que saber qual o décor que consegue o maior retorno financeiro.

Se o espaço é pequeno e queres rentabilizá-lo, por exemplo através do Alojamento Local, há que começar por definir uma estratégia. Mobilar o espaço para duas ou quatro pessoas? Segmento baixo ou alto? Fazer um estúdio para jovens ou uma suite digna de um boutique hotel?

Na maioria dos casos, o segmento alto é mais rentável. Apesar de um maior investimento inicial, consegue-se um maior rendimento mesmo com taxas de ocupação ligeiramente mais baixas, o que significa também menores custos de utilização e manutenção. Ou seja, para maximizar a rentabilidade de um espaço pequeno há que transformá-lo numa suite cinco estrelas e conquistar as pessoas que depois de um dia inteiro a fazer de turistas querem finalmente descansar e viver como lordes!

Imagina chegares a casa depois de palmilhar a cidade, deitares-te numa cama ultra confortável, forrada com o melhor algodão Egípcio e coberta de almofadas fofas e macias como no melhor hotel cinco estrelas. Imagina que além da maravilhosa cama ainda tens uma casa de banho privada com um excelente duche, uma cozinha totalmente equipada e um espaço onde podes fazer um jantar romântico com vista para o Douro. E que nos teus 35 m2 ainda cabe um recanto para ver um filme ou ler um livro e um lugar ao sol que faz de varanda para beber um Porto à janela! 

Isto é apenas uma ideia do que pode ser a sensação de ficar alojado num boutique hotel, onde a forma como os espaços são trabalhados e a atenção aos pormenores fazem toda a diferença na experiência vivida! Afinal, mais que nunca, quando estamos de férias merecemos mais; merecemos novas experiências e mimos que no dia a dia acabam por ser impossíveis.

Agora olha para este espaço em branco. Conseguias imaginar aqui quatro espaços diferentes nesta pequena sala e corredor? Conseguias imaginar uma suite de hotel entre estas paredes? Como maximizar o espaço de um estúdio e transformá-lo numa suite cinco estrelas?

A magia do Home Staging: como fazer de um espaço pequeno uma suite cinco estrelas...
Home Staging Factory

As cores

Muita da sofisticação de um ambiente pode ser conseguida através do uso da paleta de cores correta. Quando se desenha uma suite de hotel, há que escolher uma paleta de cores de acordo com a localização, o estilo e o objetivo definido. Quando se pretende por exemplo um espaço mais descontraído, mais informal ou mais associado ao verão a tendência é escolher cores mais neutras e mais claras.

Quando se pretende criar um ambiente mais distinto, mais sofisticado e com maior requinte opta-se por uma paleta de cores mais escura que dá ao espaço maior carácter, personalidade e cria maior envolvência.

A magia do Home Staging: como fazer de um espaço pequeno uma suite cinco estrelas...
Home Staging Factory

O espaço

Quanto mais áreas distintas conseguires criar num espaço, maior este vai parecer. Claro que não se pode querer pôr a Rua da Betesga no Rossio, sob pena de tornar o espaço ainda mais pequeno! Mas consegue-se num pequeno espaço criar uma área para dormir (o local onde é colocada a cama), um espaço de leitura (um espaço com cadeirões, sofá), um local de refeições (cozinha e mesa e cadeiras), um espaço de trabalho (uma secretária ou mesa de apoio), um espaço de bem estar (casa de banho) e um espaço exterior (uma varanda ou mesmo uma janela)! O primeiro passo é decidir que ambientes criar e planear o espaço de acordo com o pretendido. 

A magia do Home Staging: como fazer de um espaço pequeno uma suite cinco estrelas...
Home Staging Factory

Pontos-chave para um conforto extra

O conforto está muito mais além de um bom colchão, boas almofadas, bons têxteis ou mobiliário ergonómico. Há que pensar nas questões acústicas do espaço, na ventilação, na temperatura e até luminosidade.

O uso de tapetes altos, por exemplo, adiciona um conforto extra quer a nível do tato quer da redução de ruído. A utilização de papel de parede torna os ambientes mais quentes e acolhedores face, por exemplo, a uma parede de pedra que cria ambientes frios e dá uma sensação de frugalidade.

Utilizar uma cabeceira de cama acolchoada é uma excelente forma de transformar um simples sommier numa cama mais imponente, principalmente se recorreres a tecidos como veludos, usares capitonés e cores mais escuras.

A magia do Home Staging: como fazer de um espaço pequeno uma suite cinco estrelas...
Home Staging Factory
 

O uso de cortinados “black out” ou portadas permitem ainda um total controlo sobre a luminosidade exterior para dar todo o conforto na hora de dormir. 

O ar condicionado ou outros objetos de ventilação (indispensáveis no segmento alto) devem ser colocados de forma a não fazerem vento direto para a cama. 

Uma coluna de som Bluetooth de fácil ligação aos telefones portáteis pode ser um extra bastante apreciado e diferenciador para quem chega e quer descansar a ouvir uma boa música.

A magia do Home Staging: como fazer de um espaço pequeno uma suite cinco estrelas...
Home Staging Factory

Luz mais que natural!

A iluminação é um elemento crucial, ainda mais quando se trata de uma suite de cinco estrelas! Maximizar a luz natural e não obstruir janelas nem portas é um bom príncipio mas não chega. Também é preciso usar por vezes cortinas quebra-luz ou mesmo “black outs”. Conseguir controlar a luz de qualquer ponto do quarto e não teres de te levantar para apagar a luz da cozinha é algo bastante apreciado.

Alguns detalhes que podem fazer a diferença:

  • Boa iluminação natural
  • Luzes distintas para os vários ambientes
  • Luz automática nos roupeiros
  • Luz automática quando chegas à porta de casa
  • Controlo de todas as luzes junto à mesa de cabeceira
  • Luzes individuais de leitura na cabeceira de cama
  • Boa luz na casa de banho, incluindo para maquilhagem e luz de presença noturna
  • Possibilidade de controlar a intensidade de todas as luzes 

A magia do Home Staging: como fazer de um espaço pequeno uma suite cinco estrelas...
Home Staging Factory

A cama

A cama é um dos elementos mais importantes do quarto. Investe numa cama e num colchão confortável. Este não é um ponto onde se deve poupar. E é mesmo dos pontos onde o barato sai caro!

Se quiseres adicionar conforto extra e até longevidade ao colchão compra um sobre-colchão. Faz toda a diferença. Aposta também em boas almofadas e boa roupa de cama e garante que os teus hóspedes acordam renovados.

Dá-lhe alma e carácter

Faz do teu espaço um espaço único! Muitas pessoas compram quadros a metro ou investem nos ícones turísticos mais comuns! Sardinhas, elétricos, fotografias das pontes icónicas, símbolos de fado ou fotografias da cidade ou da praia é o que se vê mais por aí. Às vezes até se consegue identificar a loja onde os quadros foram comprados tal é a falta de originalidade! Aposta em quadros originais, dá asas à imaginação e cria peças únicas como um quadro feito com papel de parede ou tecido. Personaliza o teu espaço e recorre por exemplo a artistas locais e vais ver que não é preciso sequer investir em obras de arte muito caras!

A magia do Home Staging: como fazer de um espaço pequeno uma suite cinco estrelas...
Home Staging Factory

Plantas e mimos

Investir em algumas plantas, flores e até velas aromáticas é investir em detalhes que fazem a diferença. Há elementos decorativos que automaticamente dão vida e elegância a qualquer espaço e surpreendem quem entra.

O olfato é um dos mais poderosos sentidos e os aromas conseguem criar as mais profundas e duradouras memórias. Aproveita e faz com que os teus hóspedes criem boas memórias olfativas! Aposta numa boa vela e não em ambientadores que façam qualquer um abrir janelas ou sair porta fora!

Adiciona ainda alguns elementos naturais ao espaço de forma a trazer a natureza e a vida para dentro de casa. Ramos de eucalipto, alecrim ou alfazema são algumas das plantas que podem fazer o dois em um. Além de serem decorativas são aromáticas.

A magia do Home Staging: como fazer de um espaço pequeno uma suite cinco estrelas...
Home Staging Factory

Como vês, com um planeamento cuidadoso, algum investimento, atenção aos detalhes e rigor na execução consegue-se fazer de um espaço pequeno uma magnífica suite cinco estrelas!

E para dar o toque final nada como surpreender logo à entrada e abrir caminho para as estórias que o hóspede ali vai viver! 

A magia do Home Staging: como fazer de um espaço pequeno uma suite cinco estrelas...
Home Staging Factory

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta