cinema

Museu do Cinema de Villarejo: a maior coleção de filmes profissionais

Um dos habitantes de Villarejo de Salvanés, uma localidade no sul de Madrid, diz que vivem numa aldeia mas comem pão chinês porque as padarias fecharam. Não há padarias, o mito do pão de aldeia está a cair por terra, mas há um motor económico da vila, a fábrica Cuétara, que pode empregar entre 60% e 70% da população, direta ou indiretamente, segundo outro habitante. Villarejo é conhecida por ser a sede desta indústria e também porque ali viveu a mãe de Jacinto Benavente, embora não exista nenhuma placa na casa onde ela viveu.
Tivka

Construção do Museu Judaico de Lisboa obriga a debate público

O projeto de construção do Museu Judaico de Lisboa, na freguesia de Belém, na área da frente ribeirinha, requer um debate público, considerando a exceção no cumprimento do sistema de vistas previsto no regulamento do Plano Diretor Municipal (PDM). A proposta para “aprovar o interesse excecional da
MUDE

Museu do Design e da Moda reabre no final de 2023

O Museu do Design e da Moda (MUDE), em Lisboa, encerrado desde 2016 para obras de requalificação integral, deverá reabrir ao público no final de 2023, indicou à agência Lusa a sua diretora, Bárbara Coutinho. A coleção do antigo Teatro da Cornucópia, que cessou atividade em 2016, é uma das doações que veio ampliar o acervo do museu.
Obra no antigo matadouro do Porto

Antigo Matadouro do Porto abre portas em 2024 à cultura e escritórios

Até há bem pouco tempo existia na cidade Invicta um vazio urbano. O antigo Matadouro do Porto, localizado em Campanhã, esteve desativado durante 20 anos. E, agora, está a ser transformado num novo centro empresarial, cultural e social da cidade. A primeira fase dos trabalhos no local já está concluída seguindo-se uma nova fase das obras levada a cabo pela EMERGE, uma empresa subsidiária do grupo Mota-Engil, que vai investir 40 milhões de euros nesta reabilitação. Está, portanto, tudo encaminhado para que esta nova centralidade da cidade do Porto abra portas ao público em outubro de 2024.
Museu em Roma com obras de arte de todo o mundo

Obras de arte resgatadas em todo o mundo têm uma nova casa em Roma

Em Roma (Itália), no complexo museológico das Termas de Diocleciano, o percurso foi enriquecido com a entrada em funcionamento do Museu de Arte Salva, um local onde se dão a conhecer ao público obras de arte recuperadas através de várias formas: ou porque foram roubadas, ou porque estavam dispersas, ou porque foram vendidas ou exportadas de forma ilegal.
Novo museu em Lisboa

Museu do Tesouro Real abre portas em Lisboa:há 1.000 joias a descobrir

O Museu do Tesouro Real vai ser inaugurado esta quarta-feira dia 1 de junho, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, marcando a conclusão de uma obra com 226 anos, que irá receber mil joias da coroa portuguesa. Trata-se de uma das mais importantes coleções mundiais de joias, representativa do que de melhor se fez a nível de artes decorativas portuguesas e europeias do século XVI ao século XX.