Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Arrendamento

Últimas notícias sobre "Arrendamento" publicadas em idealista.pt/news

Inquilinos e proprietários chamados ao Parlamento para discutir classificação de lojas históricas

O grupo de trabalho parlamentar da Habitação decidiu agendar audições com diversas associações, desde inquilinos a proprietários, para discutir as alterações à lei do arrendamento propostas pelo PS, que visam a classificação e proteção de lojas históricas.

Notícia sobre:

Arrendamento jovem: Já podes candidatar-te ao Porta 65. Fica a saber tudo sobre o programa

Tens entre 18 e 30 anos, vives numa casa arrendada e queres ter um apoio para pagar a renda? Então podes concorrer a partir de hoje (28 de abril) – e até 31 de maio – ao Programa Porta 65 Jovem. Trata-se de uma iniciativa do IHRU que apoia o arrendamento de habitação para residência permanente. Fica a saber quais são os principais requisitos necessários para te poderes candidatar.

Notícia sobre:

Rendas: Bruxelas está contra alargamento do período de transição aprovado no Parlamento

A Comissão Europeia (CE) defende que alargar o período de transição das rendas com contratos antigos terá “um efeito negativo sobre o funcionamento do mercado” de arrendamento. O aviso de Bruxelas surge no relatório da 3.ª avaliação de Portugal no pós-troika e tem a ver com a alteração à reforma do arrendamento urbano, aprovada pelo Parlamento na generalidade, proposta pelo PS.

Notícia sobre:

IRS: o que fazer para que não percas as deduções da casa (seja própria ou arrendada)

A declaração de IRS de 2015, cujo prazo decorre agora para a maioria dos contribuintes tem um truque para poderes beneficiar das deduções da casa, tanto para proprietários como para inquilinos. O anexo H está escondido e o valor desta dedução tem de ser inserido manualmente, com a respetiva identificação do imóvel. Caso contrário, arriscas-te a perder este dinheiro.

Notícia sobre:

Arrendamento jovem: candidaturas ao Porta 65 abrem dia 28

O período de candidaturas ao Programa Porta 65 Jovem relativo à primeira fase de 2016 vai decorrer entre 28 de abril e 31 de maio. Trata-se de uma iniciativa do IHRU que apoia o arrendamento de habitação para residência permanente e que tem como beneficiários jovens com idades entre 18 e 30 anos, jovens em coabitação, jovens casais ou em união de facto.

Notícia sobre:

Arrendamento jovem: IGF diz ao Governo para mudar regras do Porta 65

A Inspeção-Geral de Finanças (IGF) considera que as regras do Porta 65 têm de ser revistas pelo novo Governo, de forma a que o programa de arrendamento jovem se ajuste melhor à atual realidade do país. Uma das recomendações da IGF ao Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), responsável pela gestão do programa, passa por aumentar a idade dos jovens candidatos, hoje entre os 18 e os 30 anos.

Notícia sobre:

Mercado de arrendamento: associações exigem alterações ao Governo

São várias as frentes em que as associações do imobiliário exigem ao Governo mudanças para dinamizar o mercado de arrendamento. Os representantes do setor querem alterações no Imposto do Selo (IS), no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) e na obrigatoriedade dos recibos electrónicos, bem como um maior apoio à reabilitação urbana e a criação de um seguro de renda.

Notícia sobre:

Reabilitar para arrendar: governo vai dar benefícios fiscais a quem investir

A reabilitação de imóveis para colocar no mercado de arrendamento a preços acessíveis para a clase média vai dar direito a incentivos e benefícios fiscais. Esta é a promessa do novo Governo de António Costa, que considera a reabilitação urbana e a dinamização do mercado de arrendamento como temas prioritários.

Notícia sobre:

Comprar para arrendar rende mais em Portugal que no Reino Unido

É mais rentável comprar para arrendar em Portugal que no Reino Unido. Um estudo realizado pela empresa espanhola Nuroa, motor de busca imobiliário que agrega portais de vários países a nível mundial, concluiu que os imóveis arrendados rendem mais 2,56% em Portugal que no Reino Unido.

Notícia sobre:

Portugueses continuam a querer comprar casa em vez de arrendar

Depois de ter abrandado por força da crise, a vontade de os portugueses serem proprietários da sua própria casa está a voltar a florescer, em detrimento do arrendamento. Incentivados por uma maior oferta de crédito à habitação por parte da banca e um enquadramento macro-económico mais favorável, a procura pela compra de imóvel está a subir desde 2014.

Notícia sobre:

Páginas