Notícias sobre o mercado imobiliário e economia Ir a idealista.pt »

arrendamento

É alargado o prazo e o universo de despesas que os proprietários podem usar para abater às rendas e baixar o IRS.

Os senhorios vão poder deduzir mais despesas nas rendas na declaração de IRS. No entanto, a versão final da proposta de reforma dos impostos faz depender essa dedução do tamanho (permilagem/área) de cada casa. Esta é uma das mudanças face à versão inicial da reforma proposta pela Comissão de peritos e que hoje é entregue no Ministério das Finanças.

Notícia sobre:
Habitação

Os senhorios estão obrigados a explicar na carta enviada ao inquilino para negociar o aumento da renda todas as consequências que decorrem da falta de resposta no prazo de 30 dias, nomeadamente o facto da mensalidade passar para o valor proposto na missiva.

Lei das rendas entrou em vigor em novembro de 2012 e foi recentemente alvo de alterações.
Notícia sobre:
Habitação

A nova lei das rendas trouxe mudanças no mercado de arrendamento. Muitas das pessoas que procuraram casa, lojas ou escritórios para arrendar a valores mais elevados, segundo as suas possibilidades e a valores de mercado na altura, já “não conseguem pagar as rendas”. “E o número de despejos, nestes casos, também está a aumentar”, alerta António Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários.

Este ano, até agosto, foram emitidas 1.117 ordens de despejo.
Notícia sobre:
Habitação

O mercado de arrendamento é o 14º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o Idealista News Portugal.

A denúncia do contrato deve ser comunicada ao arrendatário com um pré-aviso de seis meses sobre a data pretendida para a entrega do imóvel.
Notícia sobre:
Habitação

As candidaturas da 4ª fase do programa de apoio ao arrendamento Porta 65 Jovem começam segunda-feira (dia 22) – a partir das 10 horas – e decorrem até às 18 horas do dia 9 de outubro, anunciou ontem o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).

Prazo de entrega de candidaturas termina a 9 de outubro.
Notícia sobre:
Habitação

A Comissão Europeia está atenta à evolução que a lei das rendas está a ter em Portugal. Nesse sentido, Bruxelas pretende seguir de perto as alterações que o Governo apresentou recentemente relativas a este assunto, pretendendo consultar os senhorios sobre essas mesmas mudanças.

Lei das rendas entrou em vigor em 2012 e já sofreu alterações, estando a gerar grande polémica.
Notícia sobre:
Habitação

Sejamos realistas, se levas mais de três meses a tentar arrendar a tua casa e ainda não encontraste inquilino é porque alguma coisa estás a fazer mal. É possível que a tua casa não esteja bem situada, mas é ainda mais provável que a falta de interesse seja culpa tua. A maioria dos proprietários não se incomoda muito para tentar arrendar a casa: não se informam de como está o mercado, não têm cuidado com as fotos, não atualizam o anúncio...

Notícia sobre:
Conselhos

O Governo prepara-se para alterar a lei das rendas, de forma a proteger mais os inquilinos. Uma das mudanças na calha é o alargamento do número de empresas que podem beneficiar do período de transição de cinco anos, previsto na nova lei do arrendamento. Outra alteração substancial é o aumento deste prazo, que permite que as rendas não subam tão abruptamente.

Notícia sobre:
Habitação

A nova lei do arrendamento urbano entrou em vigor há quase dois anos – a 12 de novembro de 2012 –, mas tem gerado muita polémica. Ontem (dia 11), o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, várias mudanças na lei, que terão impacto na vida de senhorios e inquilinos. Entre elas está o facto de os despejos por obras ficarem dificultados e da declaração do Rendimento Anual Bruto Corrigido (RABC) deixar de ser obrigatória.

Lei das rendas entrou em vigor em novembro de 2012 e tem gerado muita polémica.
Notícia sobre:
Habitação
No ano passado, as rendas subiram 0,99%.

Depois do aumento de 0,99% observado em 2014 e após quatro anos consecutivos de subidas, o valor das rendas deverá manter-se inalterado este ano, de acordo com os números da inflação dos últimos 12 meses até agosto, divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Notícia sobre:
Habitação

Páginas