Notícias sobre o mercado imobiliário e economia Ir a idealista »

Banco de Portugal

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

No final do ano passado, havia 146.968 famílias com prestações da casa em atraso, o que representa 6,4% do total de famílias com crédito à habitação. Os números revelados pelo Banco de Portugal (BdP) permitem concluir que há menos 2.071 famílias em incumprimento face ao terceiro trimestre de 2015. Uma tendência já verificada nos dois trimestres anteriores.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

O incumprimento bancário – e as soluções para o contrariar – é o 85º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:
Finanças

Portugal está entre os 13 países com maiores reservas de ouro do mundo, tendo 382,5 toneladas do metal precioso que valem cerca de 12,1 mil milhões de euros. O Banco de Portugal (BdP) não compra nem vende ouro desde o terceiro trimestre de 2006, sendo que as últimas vendas ocorreram em 2002 e 2006, ao abrigo de um acordo com outros bancos centrais, que limita as vendas deste ativo.

Notícia sobre:
Empreendedorismo

Sabias que na temática das finanças pessoais também há sintomas e doenças que deves ter em atenção? Fica a saber quais são. Artigo escrito para o idealista/news, no âmbito da rubrica “Trocado por Miúdos”, por João Raposo, partner da Reorganiza.

Notícia sobre:
Finanças

O Banco de Portugal (BdP) impôs a constituição de uma reserva de fundos próprios a seis bancos considerados como sistémicos, que terão de cumprir essa exigência a 1 de janeiro de 2017. A reserva de capital aplica-se à Caixa Geral de Depósitos (CGD), ao BCP, ao Novo Banco, ao BPI, ao Santander Totta e à Caixa Económica Montepio Geral.

Notícia sobre:
Finanças

O Ministério Público está a analisar "os elementos que têm vindo a público relacionados com a situação do Banif". O Governo e o Banco de Portugal optaram no domingo por vender o Banif ao Santander Totta, no âmbito da medida de resolução aplicada ao banco, cuja maioria do capital pertencia ao Estado português, de forma a impedir a sua liquidação.

Notícia sobre:
Finanças

Sérgio Monteiro, ex-secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações do Governo de Passos Coelho, vai receber 30 mil euros por mês do Banco de Portugal para vender o Novo Banco. O ex-governante, que liderou a polémica privatização da TAP, assinou um contrato de 12 meses com o Fundo de Resolução, lhe vai pagar um total 250 mil euros brutos, depois da anterior tentativa falhada para vender o antigo BES.

Notícia sobre:
Finanças

Depois do alerta dado na semana passada em viva voz pelo governador, o Banco de Portugal voltou agora a reiterar que os bancos devem reduzir e diversificar a exposição aos ativos imobiliários e à dívida soberana. O regulador, diz no relatório de estabilidade financeira, publicado esta quarta-feira, considera que "o sistema financeiro português continua exposto a um conjunto de desafios e riscos muito significativos".

Notícia sobre:
Finanças

Depois do máximo de seis anos atingido em março, as famílias estão nos últimos meses a conseguir cumprir mais as suas obrigações junto da banca, no momento de pagar a prestação do crédito à habitação. Em setembro, havia 149 mil famílias em incumprimento, menos 2.674 que no final do trimestre anterior.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Num momento em que os bancos estão a voltar a abrir a torneira do crédito e a entrar numa espécie de nova guerra de spreads mais baratos, o governador do Banco de Portugal deixa um aviso: "É preciso ter cuidado com o crédito que se dá e com os spreads que se estão a voltar a praticar".

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Páginas