Notícias sobre o mercado imobiliário e economia

Banco de Portugal

O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

Crédito à habitação: Banco de Portugal ao lado dos bancos contra aplicação de taxas negativas

A tua prestação da casa tem vindo a descer com as Euribor negativas e tinhas a expetativa de que o banco viesse até a ter de pagar-te para compensar? Isso, quase de certeza, não irá acontecer. O Banco de Portugal veio dar razão aos bancos, que se têm recusado a fazê-lo. O regulador defende que as taxas negativas não devem ser aplicadas no crédito à habitação, porque isso levaria a um rombo na ordem dos 700 milhões de euros para os bancos e colocar em causa as condições de financiamento da economia.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: bancos estão a facilitar mais a concessão de empréstimos

Os bancos portugueses estão a começar a reduzir as restrições à concessão de crédito à habitação e, de uma forma global, mais disponíveis para aumentar o número de contratos de empréstimos para a compra de casa no mercado nacional. A informação foi veiculada pelo Banco de Portugal, com base nos resultados de abril de 2016 do inquérito à banca.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Queres comprar uma casa, mas o crédito malparado assusta-te? Explicamos-te tudo

Sabias que o crédito malparado voltou a subir em fevereiro e que o crédito à habitação continua a ser a principal origem dos montantes de crédito vencido dos particulares, sendo que 2,61% do total concedido está em situação de incumprimento? Este é o tema de hoje da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Dunas Capital compra gestora portuguesa de ativos imobiliários Selecta

A gestora de património ibérica Dunas Capital acaba de acordar a aquisição de 100% do capital da Selecta, o segundo maior grupo independente de gestão de ativos imobiliários em Portugal e detentora de um património de 570 milhões de euros. A operação está prevista para estar concluída no primeiro trimestre de 2016, depois da aprovação do Banco de Portugal e da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Notícia sobre:

Transferências bancárias: como recuperar o dinheiro se te enganares no destinatário

E se fizeres uma transferência bancária errada, como é que poderás recuperar o dinheiro? O Banco de Portugal veio esclarecer o que é preciso fazer nestes casos, depois de ter sido noticiado que o Novo Banco fez transferências por engano para contas de antigos clientes da Caixa Geral de Depósitos. Fica a saber o que terás então de fazer...

Notícia sobre:

Bancos obrigados a dar mais informação ao regulador sobre imóveis em carteira

Os imóveis que os bancos têm em carteira estão a preocupar o Banco de Portugal (BdP), que decidiu agora obrigar todas as instituições financeiras a operar em Portugal a dar mais dados ao regulador sobre as suas exposições ao setor imobiliário. Nesse sentido, até ao próximo dia 18 de abril, terão de enviar ao supervisor "informação completa relativa à sua exposição, direta e indireta, ao risco associado ao mercado imobiliário", e, resultado da sua atividade em Portugal e no estrangeiro, no final de 2015.

Notícia sobre:

Trocado por miúdos: Sabes o que é e como funciona a Conta de Serviços Mínimos Bancários?

Sabes o que é uma Conta de Serviços Mínimos Bancários (SMB)? Verifica se não se justificará transformar a tua conta à ordem numa conta SMB. Artigo escrito para o idealista/news, no âmbito da rubrica “Trocado por Miúdos”, por João Raposo, partner da Reorganiza.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: banca não emprestava tanto desde 2011 (mas ainda está longe do pico de 2007)

O mercado do crédito à habitação está a dar sinais de recuperação em Portugal. Com as famílias a beneficiarem de taxas de juro historicamente baixas, a banca está efetivamente a abrir a torneira dos empréstimos para a compra de casa, tendo-se registado em dezembro passado o valor mais alto deste tipo de financiamento, desde há quatro anos.

Notícia sobre:

Crédito à habitação: Portugueses estão mais cumpridores

No final do ano passado, havia 146.968 famílias com prestações da casa em atraso, o que representa 6,4% do total de famílias com crédito à habitação. Os números revelados pelo Banco de Portugal (BdP) permitem concluir que há menos 2.071 famílias em incumprimento face ao terceiro trimestre de 2015. Uma tendência já verificada nos dois trimestres anteriores.

Notícia sobre:

Deco Alerta: Estás em risco de falhar a prestação? Fica a saber o que podes fazer

O incumprimento bancário – e as soluções para o contrariar – é o 85º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:

Páginas