Compra de carros em Portugal

Carro novo em 2024? Só 17% dos portugueses planeiam comprar

Os custos associados ao carro são o principal obstáculo à compra ou troca de uma viatura em Portugal, sendo essa a principal razão que faz com que a maioria das pessoas (17%) não esteja a pensar fazê-lo. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Observador Automóvel 2024, realizado pelo Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance.
Cidades com mais trânsito no mundo

Em que cidades há mais trânsito (há uma portuguesa no top 100)?

Londres (Reino Unido) é a cidade no mundo onde há mais trânsito, com os condutores a demorarem 37 minutos e 20 segundos (37m20s) para percorrer 10 quilómetros. Seguem-se no top três do ranking Dublin (Irlanda) e Toronto (Canadá), com 29m30s e 29m, respetivamente. São cinco as cidades portuguesas que integram a lista, entre as 387 analisadas no Índice de Tráfego elaborado pela TomTom, relativo a 2023.
Recorde de carros nas estradas portuguesas

Recorde de carros: nunca houve tanto trânsito nas autoestradas

Em 2022, o tráfego médio diário nas autoestradas portuguesas já tinha sido o mais alto desde 2008 e, nos primeiros nove meses deste ano, ainda houve mais viaturas a circular do que em todo o ano transato. Entre janeiro e setembro deste ano, registou-se um aumento de 10% na circulação média diária nas autoestradas face ao registo médio de tráfego de todo o ano de 2022. Isto apesar do preço das portagens ter subido, bem como dos combustíveis, em alguns momentos do ano. 
Que idade têm os carros que circulam em Portugal?

Tens carro? Há mais de 1,5 milhões a circular com mais de 20 anos

No final de 2022, havia em Portugal 1,5 milhões de automóveis a circular com mais de 20 anos. Trata-se de um número que representa mais de um quarto (26%) do parque automóvel, bem mais que no passado: em 2000, por exemplo, os carros com mais de duas décadas de vida representavam apenas 1% do total.
Custo médio mensal de ser dono e de usar um carro

Portugal é o quarto país onde o custo mensal de usar um carro é maior

Em 2022, o custo médio mensal da utilização de um carro em Portugal é de 1.160 euros por mês, encontrando-se o país no quarto lugar de um ranking que integra 22 países. A liderar a lista está a Suíça, onde ser dono e usar um carro custa nada mais nada menos que 1.313 euros em média por mês. À frente de Portugal encontram-se ainda Noruega (1.249 euros) e Países Baixos (1.166 euros). Em causa estão dados que constam no Car Cost Index, um estudo anual realizado pela LeasePlan que analisa o custo de ter e de manter um automóvel.