Inflação na Zona Euro na UE e em Portugal

Inflação abranda na Zona Euro e na UE em março – e sobe em Portugal

Em março, a taxa de inflação homóloga desacelerou na Zona Euro e na União Europeia (UE) para 2,4% e 2,6%, respetivamente, segundo dados divulgados esta quarta-feira (17 de abril de 2024) pelo Eurostat. Valores que vão ao encontro da meta apontada pelo Banco Central Europeu (BCE) para iniciar a descida das taxas de juro diretoras: 2%. Em Portugal, a taxa de inflação homóloga, medida pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC), foi idêntica à da média da UE, os já referidos 2,6%. 
Taxa de poupança das famílias em Portugal e na Zona Euro

Poupança das famílias cresce (muito) mais na Zona Euro que em Portugal

A taxa de poupança das famílias na Zona Euro cresceu, tendo atingido, no quarto trimestre do ano passado, 14,6%. Trata-se de um valor superior ao registado no trimestre anterior (13,9%) e no período homólogo (13,3%), ou seja, no último trimestre de 2022. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
Taxas de juro no Canadá

Banco do Canadá mantém taxa de juro em 5% pela sexta vez consecutiva

O Banco do Canadá deixou esta quarta-feira (10 de abril de 2024) a taxa de juro inalterada em 5%, pela sexta vez consecutiva, devido à persistência da inflação, mas reconheceu que os preços começaram a baixar nos últimos meses. A última vez que o banco central canadiano subiu a sua taxa de juro foi em 12 de julho de 2023.
Jerome Powell sobre cortes nas taxas de juro nos EUA

Juros nos EUA: presidente da Fed antecipa cortes nos próximos meses

O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, confirmou esta quarta-feira (3 de abril de 2024) que haverá cortes nas taxas de juro nos próximos meses e rejeitou que estejam relacionados com questões políticas. "Se a economia evoluir como esperamos, a maioria dos participantes do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) acredita que provavelmente será apropriado começar a reduzir a taxa de juros ainda este ano", disse num evento na Universidade de Stanford, nos EUA.
Inflação volta a subir em Portugal

Inflação volta a aumentar em Portugal para 2,3% em março

Depois de ter subido em janeiro para 2,3% e de ter descido em fevereiro para 2,1%, a taxa de inflação homóloga em Portugal terá voltado a subir em março, de novo para 2,3%. Em causa estão dados provisórios divulgados esta quinta-feira (28 de março de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) – os finais serão conhecidos a 10 de abril.