Venda de casas em Portugal

Venda de casas começa a dar a volta na Europa - e em Portugal?

A habitação na Europa deu uma volta de 360 graus durante 2023. Os efeitos da alta inflação e dos elevados juros no crédito habitação fizeram-se sentir – e muito – no mercado, provocando um tombo na venda de casas em vários países europeus, Portugal incluído. Mas será que o negócio das casas vai continuar a arrefecer? Os dados mais recentes do Eurostat mostram que o mercado residencial já dá sinais positivos: a queda na venda de casas foi sentida em menos países na reta final de 2023 e foram também menos intensas. Portugal é um exemplo disso mesmo, já que registou o menor recuo na venda de casas (-11,4%) num ano.
Preço das casas na Suécia

Venda de casas cai 12% na Suécia – e preços pouco mudaram em julho

Na Suécia, o ano de 2022 foi marcado por uma reviravolta no mercado residencial. Os preços das casas começaram a cair, devido ao abrandamento da procura de habitação, à queda do poder de compra e à subida dos juros nos créditos habitação. Agora, o mercado habitacional do país nórdico ainda não vê sinais de mudança: os preços dos apartamentos continuam a cair, embora menos, e a venda de casas diminuiu 12% até entre maio e julho face ao período homólogo.
Imobiliário em Lisboa

Inflação e juros levam imobiliário a dois ritmos - que setor brilha mais?

O mercado imobiliário continua a dar provas de resiliência. Mas não é imune ao atual contexto económico pautado pela alta inflação e subida de juros. A verdade é que o desempenho da atividade imobiliária em Portugal deu-se a dois ritmos nos primeiros três meses de 2023: enquanto o investimento comercial, a venda de casas e a ocupação de escritórios desaceleraram, a atividade da logística, retalho e hotelaria brilhou, superando os patamares registados nos últimos dois anos.  
Comprar casa em Lisboa

Há 4.500 casas em construção em Lisboa - mas só 32% está à venda

O ano de 2022 foi marcado por um contexto macroeconómico que exerceu uma maior pressão sobre o mercado residencial, dada a subida da inflação e dos juros conjugada com os altos custos da construção e a falta de mão de obra. Este cenário refletiu-se numa ligeira diminuição na venda de casas na Grande Lisboa (-1,4%) e numa queda no preço médio das casas novas transacionadas (-7%), aponta a Savills. Ainda assim, a procura de casas para comprar continua bem dinâmica: há mais de  4.500 casas em construção em Lisboa, que deverão ficar concluídas nos próximos dois anos. Mas maior parte já se encontra vendida, já que, destas, só 1.440 casas estão disponíveis para venda (32% do total).
compra de casas em Lisboa

Lisboa: mais rendas acessíveis através de cooperativas e compra de casas

Lisboa já tem um plano de “ataque” para dar resposta ao problema da habitação na cidade. No âmbito da apresentação da Carta Municipal de Habitação de Lisboa, o presidente da autarquia, Carlos Moedas, revelou algumas das medidas que farão parte deste pacote: está prevista mais construção, o relançamento de cooperativas ou ainda compra de casas a privados para depois arrendar.
Subida dos juros pelo BCE

BCE subirá juros em 75 pontos? Centeno acredita que ciclo acabou

O Banco Central Europeu (BCE), liderado por Christine Lagarde, tem usado a sua principal arma para pôr um travão à alta inflação que se faz sentir na Zona Euro, subindo os juros diretores em 250 pontos base desde julho até agora. Depois de as ter aumentado em 75 pontos em setembro e em outubro, o BCE decidiu abrandar a evolução das taxas de juro em dezembro, com um aumento de 50 pontos. E vai assim continuar? O governador do Banco de Portugal (BdP) acredita que já não voltaremos a ver aumentos “jumbo” nos juros de 75 pontos.
Imobiliário na Suécia ameaça agravar crise económica no país

Imobiliário em queda livre na Suécia ameaça agravar crise económica

A subida da taxa de inflação e o aumento dos custos relacionados com a compra de casa levaram os preços da habitação a uma trajetória de queda acentuada em todo o mundo, mas um dos países onde essa tendência está a manifestar-se de forma mais rápida é a Suécia. Depois de um boom imobiliário de décadas alimentado por crédito habitação barato, escassez de oferta e empréstimos apenas com juros, a maior economia da região nórdica está agora a atravessar uma forte contração do mercado imobiliário, que ameaça aprofundar uma crise económica iminente, a maior entre os Estados-membros da União Europeia (UE).
Casas novas em Guimarães

Compra de casas em alta em Guimarães – novo edifício está 90% vendido

A falta de oferta de habitação é um problema histórico em Guimarães. Mas a procura por apartamentos parece estar animada, já que as mais de 70 casas do empreendimento residencial Salgueiral Residences estão quase todas vendidas – 90% do total. Este é um edifício construído junto ao centro da cidade minhota que requereu um investimento na ordem dos 13 milhões de euros.