Notícias sobre o mercado imobiliário e economia Ir a idealista »

comprar casa

Há cada vez mais cidadãos chineses interessados em comprar casa em Portugal.

Os cidadãos chineses que compram casas em Portugal ao abrigo do programa dos Golden Visa (Vistos Dourados/Vistos Gold) querem rentabilizar o investimento. E, em regra, estão a exigir às imobiliárias e promotores uma espécie de "renda garantida", ao longo de 5 anos, no valor anual de 6% a 8% sobre o valor de compra, com a taxa de 6% a ser a mais comum.

Notícia sobre:
Habitação

Quem pediu dinheiro emprestado ao banco para comprar casa e vê o seu contrato ser revisto em fevereiro tem motivos para sorrir. Isto porque a prestação vai voltar a baixar, depois das novas medidas anunciadas pelo Banco Central Europeu (BCE), que anunciou a compra de 60.000 milhões de euros de dívida por mês.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

O Santander Totta decidiu baixar os spreads no crédito à habitação aos clientes Select, premiando o seu maior relacionamento com o banco. Os mesmos passam a beneficiar de um spread a partir de 2,30%, face aos 2,49% praticados anteriormente.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Em dezembro, o valor médio de avaliação bancária para o total do país, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, diminuiu um euro (0,1%) por metro quadrado (m2) face ao mês anterior, situando-se em 1.005 euros por m2. Em termos homólogos, verificou-se uma diminuição de nove euros (0,9%).

Notícia sobre:
Crédito à habitação

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) foi ao mercado financiar-se, tendo colocado mil milhões de euros em obrigações hipotecárias com uma taxa reduzida, o que lhe permitirá ter ofertas de financiamento mais atrativas. As empresas são a grande aposta, mas o crédito à habitação também será apoiado. O objetivo é baixar os spreads aquando da concessão de um empréstimo para a compra de casa.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Os portugueses continuam a preferir comprar casa em vez de arrendar, um segmento do mercado que tem ganho, no entanto, um novo fôlego nos últimos anos. Nos primeiros nove meses do ano passado, “50,2% das pesquisas efetuadas dirigiram-se para a compra de imóvel enquanto 48,9% se direcionaram para o mercado de arrendamento”, segundo dados que constam no último relatório do gabinete de estudos da APEMIP.

Notícia sobre:
Habitação

Em 2014, a mensalidade a pagar ao banco pelo empréstimo concedido para a compra de casa desceu para níveis históricos, devido à forte queda das taxas Euribor, que nunca estiveram tão baixas: a Euribor a três meses recuou 72,26%, para 0,076%, e a Euribor a seis meses – a mais usada em Portugal – caiu 55,30%, para 0,169%. Esta é uma tendência que se deve manter este ano.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Os bancos estão a cortar na avaliação que fazem às casas na hora de concederem crédito à habitação. Em novembro, o valor médio da avaliação bancária em Portugal foi de 1.006 euros por metro quadrado (m2), menos 0,8% – oito euros – que no mês anterior e menos 1,2% que no período homólogo. Em outubro, a variação mensal e anual tinha sido de -1,5% e -0,5%, respetivamente.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

O Índice de Preços da Habitação (IPHab) registou um aumento de 4,9% no terceiro trimestre de 2014, face ao mesmo período no ano passado. Trata-se, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), da quarta subida trimestral homóloga consecutiva. Ao todo, entre julho e setembro deste ano, foram transacionadas 20.454 casas – 77% das quais em segunda mão –, mais 0,9% que no período homólogo.

Notícia sobre:
Habitação

Os bancos fecharam a torneira ao crédito à habitação durante muito tempo, mas agra parecem estar mais disponíveis para emprestar dinheiro a quem quer comprar casa. Os números comprovam esta tendência: em abril foram aprovados 169 milhões de euros e em setembro 203 milhões. Em causa estão dados do Market Outlook de novembro de 2014, do Gabinete de Estudos da APEMIP.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Páginas