Notícias sobre o mercado imobiliário e economia Ir a idealista »

comprar casa

Os cidadãos chineses que compram casas em Portugal ao abrigo do programa dos Golden Visa (Vistos Dourados/Vistos Gold) querem rentabilizar o investimento. E, em regra, estão a exigir às imobiliárias e promotores uma espécie de "renda garantida", ao longo de 5 anos, no valor anual de 6% a 8% sobre o valor de compra, com a taxa de 6% a ser a mais comum.

Notícia sobre:
Habitação

O valor médio da avaliação bancária das casas para efeitos de crédito à habitação manteve-se, em março, nos 1.011 euros por m2, o mesmo valor que no mês anterior. Face ao período homólogo, a avaliação bancária aumentou 1,8%, quando em fevereiro a subida anual tinha sido de 1%.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

A taxa Euribor a três meses caiu esta terça-feira para valores negativos (-0,001%), menos 0,002% que na segunda-feira, o que acontece pela primeira desde que foram criadas estas taxas. Uma situação que pode beneficiar 666 mil famílias.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

A escolha da taxa de juro (fixa ou variável) para efeitos de crédito à habitação é o 44º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Nem tudo na vida é comprar ou arrendar. Há outras formas de aceder legalmente a uma casa, como através do ainda pouco conhecido "direito de uso". Trata-se de um modelo habitacional mais acessível que está amplamente desenvolvido nos países nórdicos e que em Espanha começa timidamente a desenvolver-se, tal como conta o idealista/news nesta reportagem feita em Barcelona e que está a ser viral nas redes sociais no país vizinho.

Notícia sobre:
Habitação

Os preços das casas nas zonas históricas de Lisboa e do Porto vão continuar a subir este ano devido ao aumento dos serviços causado pelo crescimento do turismo e procura internacional. Uma ideia confirmada pelas mediadoras ERA e Century 21 Portugal.

Notícia sobre:
Habitação

O Banco de Portugal (BdP) já abordou a descida das taxas Euribor para valores negativos, tendo referido que todos os bancos têm de refletir a queda das mesmas nos contratos de crédito, nomeadamente nos empréstimos concedidos para a compra de casa. E agora, o que vai acontecer? Que efeitos práticos terão as Euribor negativas (atualmente, apenas a Euribor mais curta, a um mês, está em terreno negativo)?

Notícia sobre:
Crédito à habitação

com a chegada da primavera o idealista.pt foi descobrir as 20 casas com piscinas fantásticas em portugal. dá "umas braçadas" por esta selecção e refresca-te mergulhando, nestas apetitosas piscinas 

Notícia sobre:
Habitação

Os bancos compensaram a descida das taxas Euribor verificada nos últimos anos com o aumento da margem retirada ao cliente, ou seja, o spread. Os contratos mais antigos de crédito à habitação têm beneficiado da baixa da componente dos juros e os mais recentes têm sido penalizados com o aumento dos spreads. Se juros e spread pesam agora 25% na despesa com o empréstimo da casa, em 2003 serviam para pagar metade da prestação.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

A ministra das Finanças disse, no Parlamento, que os contratos de crédito à habitação celebrados “devem ser cumpridos”. Segundo Maria Luís Albuquerque, estes contratos “não têm nenhuma limitação à existência de taxas [Euribor] negativas”. Uma situação que, segundo a ministra, é valida para os empréstimos e para os depósitos, ou seja, implica pagar ao banco para ter lá o dinheiro.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Páginas