Notícias sobre o mercado imobiliário e economia Ir a idealista »

comprar casa

Nos últimos tempos os bancos começaram a aderir “à moda” de baixar os spreads no crédito à habitação, o que pode significar uma diminuição na prestação da casa. No caso do Santander Totta, os clientes Mid e Mass Market têm agora acesso a spreads a partir de 1,79%.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

O número de famílias que falhou o pagamento da prestação da casa aumentou no primeiro trimestre do ano, a um ritmo de 71 novos casos por dia. No final de março, havia 154.000 famílias em incumprimento no crédito à habitação, mais 6.406 que no final do trimestre anterior (em dezembro de 2014).

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Há menos famílias a recorrer ao regime extraordinário do crédito à habitação para ter acesso a medidas mais favoráveis para o pagamento de dívidas contraídas com a prestação da casa. Em 2014, o número de pedidos de acesso ao regime caiu 66%, tendo sido apenas feitas 622 solicitações.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

O valor médio da avaliação bancária das casas para efeitos de crédito à habitação manteve-se, em março, nos 1.011 euros por m2, o mesmo valor que no mês anterior. Face ao período homólogo, a avaliação bancária aumentou 1,8%, quando em fevereiro a subida anual tinha sido de 1%.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

As casas dos bancos podem ser boas oportunidades de negócio. Para te ajudar a encontrar imóveis com preços de desconto face ao mercado, o idealista.pt preparou uma lista com as 50 casas mais baratas em Portugal, que pertencem a bancos e estão agora à venda, através de agentes do mercado imobiliário. Há uma por 17.000 euros, várias por menos de 50.000 e outras tantas até 95.000.

Notícia sobre:
Top idealista

A taxa Euribor a três meses caiu esta terça-feira para valores negativos (-0,001%), menos 0,002% que na segunda-feira, o que acontece pela primeira desde que foram criadas estas taxas. Uma situação que pode beneficiar 666 mil famílias.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

A escolha da taxa de juro (fixa ou variável) para efeitos de crédito à habitação é o 44º tema da Deco Alerta. Destinada a todos os consumidores em Portugal, esta rubrica semanal é assegurada pela Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor para o idealista/news.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Nem tudo na vida é comprar ou arrendar. Há outras formas de aceder legalmente a uma casa, como através do ainda pouco conhecido "direito de uso". Trata-se de um modelo habitacional mais acessível que está amplamente desenvolvido nos países nórdicos e que em Espanha começa timidamente a desenvolver-se, tal como conta o idealista/news nesta reportagem feita em Barcelona e que está a ser viral nas redes sociais no país vizinho.

Notícia sobre:
Habitação

Os preços das casas nas zonas históricas de Lisboa e do Porto vão continuar a subir este ano devido ao aumento dos serviços causado pelo crescimento do turismo e procura internacional. Uma ideia confirmada pelas mediadoras ERA e Century 21 Portugal.

Notícia sobre:
Habitação

O Banco de Portugal (BdP) já abordou a descida das taxas Euribor para valores negativos, tendo referido que todos os bancos têm de refletir a queda das mesmas nos contratos de crédito, nomeadamente nos empréstimos concedidos para a compra de casa. E agora, o que vai acontecer? Que efeitos práticos terão as Euribor negativas (atualmente, apenas a Euribor mais curta, a um mês, está em terreno negativo)?

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Páginas