Notícias sobre o mercado imobiliário e economia Ir a idealista »

Comprar casa

A Deco analisou as condições do crédito à habitação dos sete maiores bancos a operar em Portugal e concluiu que, em alguns casos, a subscrição de produtos financeiros para fazer baixar o spread do financiamento – o chamado “cross-selling” – pode ser uma solução mais dispendiosa.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

A taxa de juro dos contratos de crédito à habitação manteve em maio a tendência de queda registada nos últimos dez meses, tendo descido de 1,300% em abril para 1,285% no último mês. Já a prestação média da casa situou-se nos 240 euros, menos um euros que em abril.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

O regime de crédito à habitação para pessoas com deficiência entrou em vigor a 1 de janeiro de 2015, tendo gerado grande polémica. A lei trouxe juros mais altos para as pessoas com deficiência, uma situação que o Executivo decidiu agora corrigir.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Os portugueses são por natureza proprietários, e o facto de os bancos estarem mais disponíveis para financiar a compra da casa está a fazer com que muitas pessoas optem por ter habitação própria. Entre janeiro e abril, o montante emprestado pelos bancos superou em quase 50% o concedido no período homólogo.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Os portugueses que pediram crédito à habitação em abril beneficiaram das melhores condições de financiamento dos últimos cinco anos. Segundo dados do BCE, a taxa de juro média dos novos empréstimos para a compra de casa fixou-se, em média, nos 2,41%.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

Os preços das casas na Grande Lisboa e no Grande Porto subiram 4,4% e 2,8%, respetivamente, face a 2005. Esta é uma das conclusões do estudo “O Mercado Habitacional em Portugal 2005-2015”, que foi apresentado ontem em Lisboa.

Notícia sobre:
Habitação

Os bancos parecem estar cada vez mais a abrir a torneira do crédito à habitação, apostando forte também na diminuição dos spreads. Já há seis entidades a oferecer taxas abaixo de 2%. Entre elas está o Novo Banco, que cortou o spread pela segunda vez em menos de dois meses, para os 1,95%.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

As casas dos bancos podem ser boas oportunidades de negócio. Para te ajudar a encontrar imóveis com preços de desconto face ao mercado, o idealista.pt preparou uma lista com as 40 casas mais baratas em Portugal, que pertencem a bancos e estão agora à venda, através de agentes do mercado imobiliário. Há uma por 17.000 euros, várias por menos de 50.000 e outras tantas até 90.000.

Notícia sobre:
Top idealista

Em junho, as taxas Euribor negativas vão refletir-se pela primeira vez na prestação da casa. Quem faz a revisão do crédito à habitação no próximo mês e tem como indexante a Euribor a três meses, a taxa de juro anual passará a ser inferior ao valor do spread, ou seja, terá de subtrair o indexante ao spread.

Notícia sobre:
Crédito à habitação

O mercado de arrendamento ganhou dinâmica nos últimos tempos, mas os portugueses continuam a preferir ser proprietários. Segundo dados da APEMIP, no primeiro trimestre do ano, 50,3% das pesquisas efetuadas foram para compra de casa e 47.5% para arrendamento.

Notícia sobre:
Habitação

Páginas