Eficiência energética e sustentabilidade

Edifícios construídos a partir de 2030 proibidos de produzir emissões

O Conselho da União Europeia (UE) adotou esta sexta-feira (12 de abril de 2024) as regras para melhorar a eficiência energética de edifícios, que proíbe a produção de gases com efeito de estufa por prédios construídos a partir de 2030. Em comunicado, o Conselho da UE anunciou que a partir de 2030 todos os edifícios construídos estão proibidos de produzir emissões.
Produção na construção a aumentar em Portugal

Produção na construção aumenta mais em Portugal que na Zona Euro e UE

Em janeiro, a produção na construção subiu 0,8% na Zona Euro e 0,1% na União Europeia (UE) em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados revelados esta quarta-feira (20 de março de 2024) pelo Eurostat. Destaque para o facto de Portugal ter registado a terceira maior subida homóloga entre os países para os quais existem dados: foi de 3,9%, sendo apenas superado por Hungria (17,1%) e Espanha (15,1%).
Futuro Museu Judaico de Lisboa

Museu Judaico em Lisboa sai do papel após permuta de terrenos

A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou esta terça-feira (19 de março de 2024) a permuta de uma propriedade privada com 185 metros quadrados (m2) por um terreno municipal com 774,28 m2, ambos na mesma rua em Belém, para a construção do Museu Judaico. A permuta de terrenos na Rua da Praia de Pedrouços, na freguesia de Belém, prevê que o particular pague à câmara 559 mil euros pela diferença da área do imóvel que irá receber do município.
Custos de construção de casas novas sobem em janeiro

Custos de construção de casas novas aumentam 1,9% em janeiro

Em janeiro de 2024, a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em 1,9%, taxa 0,2 pontos percentuais (p.p.) superior à observada em dezembro de 2023. Em causa estão estimativas divulgadas esta quinta-feira (7 de março de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Revisão do estatuto da Ordem dos Engenheiros

Estatuto dos engenheiros: “Temos mais golos marcados que sofridos”

O Presidente da República promulgou no início do ano o decreto que altera o estatuto da Ordem dos Engenheiros (OE), depois de o ter vetado e de ter voltado a ser aprovado na Assembleia da República. “O estatuto da OE está promulgado e entra em vigor dia 1 de abril”, diz ao idealista/news o bastonário da OE, indicado que a OE tem depois “quatro meses para pôr em dia toda a regulamentação estatutária”. “No geral, tirando um ou outro assunto que podia estar melhor no estatuto, e retirando a imposição que existe agora [ter de haver um órgão de supervisão e um provedor], diria que entre golos marcados e sofridos temos mais marcados e, portanto, é com ele que vamos trabalhar”, adianta Fernando de Almeida Santos. 

Morar em torres residenciais? Exemplos de como é no resto do mundo

Devia apostar-se mais em Portugal na construção em altura e/ou vertical, nas chamadas torres residenciais? Será este um dos caminhos a seguir tendo em vista o desejado aumento da oferta de casas no mercado, dando assim resposta à crise na habitação? Que países são bons e maus exemplos deste tipo de desenvolvimento urbanístico? “Essa discussão tem quase um século, quando o movimento moderno fez emergir o debate das cidades verticais num contexto da cidade industrial do século XX”, começa por explicar ao idealista/news Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitetos (OA). 
Custos de construção em Portugal

Custos de construção aumentam em dezembro – mas estão a desacelerar

Em dezembro de 2023, os custos de construção de habitação nova aumentaram 1,8% em termos homólogos, menos 0,6 pontos percentuais (p.p.) que no mês anterior (2,4%). Os preços dos materiais apresentaram uma variação de -2,2% (-1,7% no mês anterior) e o custo da mão de obra aumentou 7,5%, menos 0,7 p.p. que em novembro. Em causa estão dados provisórios divulgados esta sexta-feira (9 de fevereiro de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Constituição de empresas de construção

Quase 5.000 empresas criadas em janeiro – construção no top 3

Foram criadas 4.929 empresas em Portugal em janeiro, menos 8,3% que no mesmo mês do ano passado, o ano em que foram criadas mais empresas desde que há registo. Destaque para as novas empresas de construção (663), o setor que teve o maior crescimento homólogo (6,1%), que se verifica sobretudo nas regiões Norte e Centro. Em causa estão dados divulgados recentemente pela Informa D&B.