Produção na construção a aumentar em Portugal

Produção na construção aumenta mais em Portugal que na Zona Euro e UE

Em janeiro, a produção na construção subiu 0,8% na Zona Euro e 0,1% na União Europeia (UE) em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados revelados esta quarta-feira (20 de março de 2024) pelo Eurostat. Destaque para o facto de Portugal ter registado a terceira maior subida homóloga entre os países para os quais existem dados: foi de 3,9%, sendo apenas superado por Hungria (17,1%) e Espanha (15,1%).
ZEN

ZEN promete ser referência de qualidade e design residencial em Lisboa

Há um novo projeto residencial na zona de Telheiras, em Lisboa, que começou recentemente a ser construído. Trata-se do ZEN, que contará com três blocos de apartamentos, com um total de 169 unidades, sendo que 70 delas estão já reservadas. Os apartamentos terão tipologias de T1 a T4, ao longo de sete pisos, e áreas entre 48 e 141 metros quadrados (m2). Com um investimento de 65 milhões de euros, que transparece através do design distintivo e dos acabamentos de excelência, os preços destas casas "Zen" começam nos 300.000 euros e vão até aos 850.000 euros.

Simplex: "Há contradições legislativas que criam insegurança"

“A crise da habitação só se resolve com mais investimento na construção e na compra para arrendamento, mais construção e reabilitação, mais habitações para venda e para arrendamento. Só medidas claramente direcionadas para esses fins e que deem confiança aos particulares poderão mostrar-se eficazes”. Quem o diz, em entrevista ao idealista/news, é Nuno Antunes, presidente da Associação dos Industriais da Construção de Edifícios (AICE), associação sem fins lucrativos fundada a 7 de novembro de 1975 “por um grupo de empresários empenhados em juntar esforços para profissionalizar o setor”, segundo é possível ler no site da entidade.
Falta de mão de obra no setor da construção gera preocupação

Construção de casas: “Um dos grandes desafios é não haver mão de obra”

A vereadora da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa (CML) mostra-se preocupada com a falta de mão de obra no setor da construção em Portugal, considerando que é preciso trabalhadores de forma a não se verificar uma “paragem de obras”, sendo esse um dos “grandes desafios” que se vive atualmente no país. Em entrevista ao idealista/news, Filipa Roseta enaltece, nesse sentido, a necessidade de receber de braços abertos os imigrantes que chegam ao país para trabalhar nesta área. Sobre o simplex urbanístico, que já entrou em vigor, considera que “tudo o que seja para combater a burocracia é positivo”, mas lamenta que tenha sido “feito de uma maneira completamente atabalhoada”. 
Entrevista com Filipa Roseta, vereadora da Habitação da CML

“Lisboa tem potencial para fazer 7.000 casas em terrenos municipais”

Filipa Roseta está ao leme da vereação da Habitação da Câmara Municipal de Lisboa (CML) desde outubro de 2021, ocupando um cargo que já teve nas mãos da sua mãe, Helena Roseta, entre 2007 e 2013. É na emblemática Sala do Arquivo, um espaço repleto de história – é da autoria de Domingos Parente, o arquiteto lisboeta dos Paços do Concelho de 1867 –, que Filipa Roseta fala ao idealista/news sobre os planos que a autarquia tem em vista para aumentar a oferta de casas na capital. “Lisboa tem potencial para fazer 7.000 casas em terrenos seus, municipais, que não tem de comprar a ninguém”, revela, salientando que “não se percebe como é que há terrenos parados quando as pessoas estão a precisar de habitação”.
Custos de construção de casas novas sobem em janeiro

Custos de construção de casas novas aumentam 1,9% em janeiro

Em janeiro de 2024, a variação homóloga do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova (ICCHN) situou-se em 1,9%, taxa 0,2 pontos percentuais (p.p.) superior à observada em dezembro de 2023. Em causa estão estimativas divulgadas esta quinta-feira (7 de março de 2023) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).