Crédito habitação em incumprimento

Banca reduziu crédito habitação malparado em 2 mil milhões desde 2016

Continuam a soar os alarmes quanto ao risco de incumprimento do crédito habitação em Portugal, dado o contexto de elevadas taxas de juro e baixo poder de compra. Mas os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) revelam que o montante de empréstimos da casa problemáticos está em mínimos, registando cerca de 250 milhões de euros em fevereiro. Isto acontece porque os bancos têm vindo a reduzir a sua exposição a créditos habitação malparados desde a última crise financeira num montante superior a 2 mil milhões de euros.
Novos créditos habitação

Juros nos novos créditos habitação voltam a descer pela 4ª vez seguida

A grande maioria dos novos créditos habitação em Portugal continuam a ser contratados a taxas mistas, que estão mais acessíveis do que as taxas variáveis e indexadas à Euribor. Esta nova tendência de contratação de empréstimos para a compra de casa tem-se refletido na taxa de juro média dos novos contratos de crédito habitação que diminuiu pelo quarto mês consecutivo, fixando-se em 3,72% em fevereiro, revelam os dados do Banco de Portugal (BdP). Ainda assim, o montante concedido em novos créditos da casa voltou a cair em fevereiro, assim como as renegociações e amortizações.
Jerome Powell sobre cortes nas taxas de juro nos EUA

Juros nos EUA: presidente da Fed antecipa cortes nos próximos meses

O presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed), Jerome Powell, confirmou esta quarta-feira (3 de abril de 2024) que haverá cortes nas taxas de juro nos próximos meses e rejeitou que estejam relacionados com questões políticas. "Se a economia evoluir como esperamos, a maioria dos participantes do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC, na sigla em inglês) acredita que provavelmente será apropriado começar a reduzir a taxa de juros ainda este ano", disse num evento na Universidade de Stanford, nos EUA.
prestação da casa

Alívio na prestação da casa em abril – mas só para alguns

Abril traz um alívio na prestação da casa paga ao banco, mas apenas para quem tem o empréstimo associado à Euribor a três ou seis meses. Este é o terceiro mês em que há redução das prestações dos créditos habitação indexadas a estas taxas, depois de quase dois anos a subirem, tal como revelam as simulações do idealista/créditohabitação.
Crédito habitação em Portugal

Crédito habitação: montante total concedido volta a subir – mas pouco

O total de crédito habitação concedido a particulares ('stock') – agrega os empréstimos novos e os antigos – em fevereiro de 2024 aumentou ligeiramente face a janeiro, para 98 729,2 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quinta-feira (28 de março de 2024) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se de um valor, no entanto, inferior ao registado no mesmo mês do ano passado: 99 816,1 milhões de euros.
família

Comprar casa: 61% do novo crédito habitação tem baixo risco

Apesar do contexto de subida das taxas de juro, o perfil de risco dos novos clientes de crédito habitação melhorou em 2023, com 61% dos novos empréstimos a serem contraídos por clientes de baixo risco – face a 49% em 2022. Os dados foram revelados esta segunda-feira, 25 de março de 2024, pelo Banco de Portugal (BdP) no relatório de acompanhamento das recomendações macroprudenciais.