Notícias sobre o mercado imobiliário e economia Ir a idealista »

Crise económica

Últimas notícias sobre "Crise económica" publicadas em idealista.pt/news

Os portugueses estão menos caseiros e estão mais disponíveis para consumir fora de portas. Esta é, pelo menos, a conclusão de um estudo da KantarWorldpanel. Segundo o mesmo, no ano passado, os portugueses fizeram mais refeições em restaurantes que em 2014, sobretudo ao jantar, refeição onde houve um crescimento anual de 25% de gastos.

Notícia sobre:
Finanças

São os grandes investidores uns visionários ou autênticos agoirentos? Esta é a pergunta mais lógica que se pode fazer quando revemos as previsões que estão a fazer bancos como Morgan Stanley, Sociéte Générale, Citigroup ou Royal Bank of Scotland, multimilionários como Carl Icahn ou economistas como Andrew Smithers. Resumimos algumas das previsões mais dantescas para que te prepares para o pior que pode vir:

Notícia sobre:
Internacional

O abrandamento da economia da China, a segunda maior economia mundial, está a suscitar algumas preocupações. E as sucessivas desvalorizações da moeda “ajudam à festa”. Será esta uma tendência em 2016? Que impacto terá esta quebra na economia mundial? Fica a saber (e a perceber) o que está a acontecer na China.

Notícia sobre:
Finanças

A crise económica e financeira continua a ter efeitos na vida dos portugueses. A norte, na zona do Grande Porto, é sobretudo o desemprego e consequente perda de rendimento que está a afetar a classe média. E muitas famílias veem-se obrigadas a pedir apoio. À Câmara do Porto chegaram pedidos de cerca de 1500 agregados familiares para habitação social. Cerca de metade já foi aceite.

Notícia sobre:
Habitação

A dívida pública é um dos “cavalos de batalha” da atual situação económica internacional. Este é um problema que sucede sobretudo na Europa, onde o endividamento de alguns países, como Portugal, Grécia, Itália e Irlanda, é muito superior ao respetivo PIB anual – no caso de Portugal, a dívida pública representa 128% do PIB. Outro grupo de países, que integra potencias como Espanha, França, Reino Unido e Alemanha, tem uma dívida pública acima de 80% do PIB.

Notícia sobre:
Finanças

O número de imigrantes em Portugal continua a diminuir, tanto devido à crise económica, como à naturalização da população estrangeira, indica um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Notícia sobre:
Mercado laboral

Um estudo europeu que será apresentado esta terça-feira concluiu que os portugueses estão cada vez menos satisfeitos com a democracia, lembrando que este resultado "é compreensível" tendo em conta a degradação das condições económicas e sociais.

Notícia sobre:
Finanças

Este gráfico indica qual foi o crescimento do emprego nos 28 países da União Europeia (UE). Segundo dados da Comissão Europeia, Portugal lidera a lista, com um aumento de emprego na ordem dos 1,2% no terceiro trimestre do ano. Entre julho e setembro, o número de pessoas com emprego no País diminuiu 2,4% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Notícia sobre:
Mercado laboral

Numa auditoria revelada nas últimas horas, o Tribunal de Contas (TC) considera que os objetivos fixados pelo Governo em 2011 não passaram de um projeto de intenções com impacto reduzido. O Executivo propôs uma redução de 40% nas estruturas do Estado e um corte 27% dos cargos dirigentes na administração central, mas os números não foram alcançados. Para a entidade liderada por Guilherme D'Oliveira Martins, a redução nas estruturas do Estado ficou-se pelos 19% e a diminuição dos cargos dirigentes não passou dos 14%.

Notícia sobre:
Habitação

O gráfico em cima indica a evolução do Índice de Novas Encomendas na Indústria (INEI) nos últimos dois anos (desde outubro de 2011). Segundo o Instituto Nacional de Estatísticas (INE), em termos homólogos, o INEI “apresentou uma variação de -5,8% em outubro (-6,0% no mês anterior)”. “O índice relativo ao mercado externo registou uma variação homóloga de -9,5% (-8,5% no mês precedente) enquanto o índice relativo ao mercado nacional passou de uma redução de 2,0% em setembro para um crescimento de 0,2% em outubro”, revelou o INE.

Notícia sobre:
Habitação

Páginas