Crise imobiliária na China

Crise imobiliária na China: Country Garden alvo de pedido de liquidação

A construtora chinesa Country Garden anunciou esta quarta-feira (28 de fevereiro de 2024) que foi apresentado um pedido de liquidação do grupo num tribunal de Hong Kong, numa altura em que o setor imobiliário na China enfrenta uma grave crise de liquidez. A Country Garden, um dos principais grupos imobiliários chineses, tinha uma dívida estimada em 191 mil milhões de dólares (175 mil milhões de euros) em junho passado.
Como foi o ano de 2023 para o setor imobiliário

Adeus 2023: crise habitacional com impacto no imobiliário e no Governo

Dinamismo e resiliência são termos que têm caracterizado o setor da construção e do imobiliário em Portugal nos últimos anos. Ultrapassada uma “tempestade” chamada pandemia, surgiram em 2023 novas “batalhas”: à guerra na Ucrânia juntou-se o conflito no Médio Oriente e o Banco Central Europeu (BCE) continuou a subir as taxas de juro diretoras para travar a escalada da inflação. E deu resultados, já que a subida dos preços desacelerou estimulando o regulador europeu a deixar os juros inalterados (mas altos) na reta final do ano. Internamente, o programa Mais Habitação do Governo – entretanto demissionário – foi apresentado e entrou em vigor, tendo causado muita polémica, devido a medidas que contemplam, por exemplo, o fim dos vistos gold, a suspensão de novas licenças de Alojamento Local (AL) e o arrendamento forçado de casas devolutas.
Como resolver a crise da habitação em Portugal

Crise na habitação? “Não há uma solução, é uma caixa de ferramentas”

Como resolver a crise da habitação que se vive em Portugal? Como aumentar a oferta de casas no mercado que possam ser compradas ou arrendadas pela chamada classe média? As respostas a estas perguntas não são fáceis de dar, pelo contrário, e o Governo, através do programa Mais Habitação, por exemplo, tenta também dar o seu contributo. Para Jorge Bota, presidente da Associação de Empresas de Consultoria e Avaliação Imobiliária (ACAI), não há, no entanto, “só uma solução” em cima da mesa, mas sim “uma caixa de ferramentas”.
Crise na habitação em Portugal

Políticas de habitação estiveram demasiado tempo paradas

As políticas públicas de habitação estiveram “praticamente paradas” durante décadas, disse à agência Lusa o geógrafo Álvaro Domingues, para quem é necessária uma intervenção do Estado neste setor e o envolvimento dos cidadãos numa questão que considera política. “Não é um problema técnico, é um problema que ao modo liberal se resolve com a oferta e a procura, isto é política. O cidadão tem de se ocupar destas discussões, tem de participar, os partidos têm de falar menos para dentro e mais para fora. Tem de se fazer também um trabalho de esclarecimento, não só de luta por princípios ideológicos que depois ninguém entende ou não se revê naquilo”, afirmou o investigador.
Crise na habitação faz com que jovens não confiem nos políticos

ONU: crise na habitação mina confiança dos jovens no sistema político

O alto comissário das Nações Unidas para os direitos humanos advertiu esta segunda-feira (11 de setembro de 2023) que a “aparente indiferença” dos dirigentes políticos relativamente à crise no acesso à habitação, “especialmente evidente em grande parte do mundo industrializado”, mina a confiança dos jovens.
China: fundador da Evergrande exige que obras sejam retomadas

China: fundador da Evergrande exige que obras sejam retomadas

O fundador da construtora chinesa Evergrande, Xu Jiayin, exigiu esta terça-feira (13 de setembro de 2022) que as obras pendentes que o grupo está a construir na China sejam retomadas até ao final deste mês. Em comunicado, Xu Jiayin explicou que as obras foram já reativadas em 668 dos 706 empreendimentos imobiliários da empresa. Os restantes 38 devem retomar a construção até ao final deste mês.
Construção em 2021: estabilidade é palavra de ordem em plena pandemia

Construção em 2021: estabilidade é palavra de ordem em plena pandemia

O setor da construção é um dos que está a dar melhor resposta à pandemia da Covid-19. Um cenário que já se tinha verificado em 2020 e que parece estar a registar-se também agora em 2021. “Com base na informação estatística setorial disponível até ao final do mês de março verifica-se que, globalmente, se manteve uma trajetória de estabilidade, não obstante uma conjuntura fortemente marcada pelo impacto das medidas de confinamento, as quais representaram significativos constrangimentos em atividades fortemente interligadas com a construção, nomeadamente a mediação imobiliária”, refere a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).
Coronavírus cancela eventos e empresas associadas à construção e montagem de stands “pagam fatura”

Coronavírus cancela eventos e empresas associadas à construção e montagem de stands “pagam fatura”

As empresas fornecedoras de bens e serviços no âmbito de feiras internacionais e outros eventos “atravessam momento excecionalmente grave” por causa do novo coronavírus, revela em comunicado a Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN), salientando que a pandemia já levou ao cancelamento de mais de 680 eventos, colocando em risco 2.000 postos diretos de trabalho e ameaçando uma atividade que fatura 300 milhões de euros por ano.