Comércio de rua no Chiado

Comércio de rua: Chiado é 29ª localização mais cara do mundo

A famosa Quinta Avenida, em Nova Iorque (EUA), continua a ser a localização de comércio de rua mais cara do mundo, com valores anuais por metro quadrado (m2) de 20.384 euros. Seguem-se no pódio as ruas Via Montenapoleone, em Milão (Itália), e Tsim Sha Tsui, em Hong Kong, que trocaram de posições este ano face ao ranking do ano passado. O Chiado (Lisboa) surge na 29ª posição da tabela, tendo descido um lugar comparativamente com 2022. Esta são algumas das conclusões a retirar do relatório “Main Streets Across the World”, da Cushman & Wakefield (C&W).
Investimento estrangeiro em Portugal

Portugal atrai investimento estrangeiro – mas carga fiscal é problema

Portugal atraiu 248 projetos de Investimento Direto Estrangeiro (IDE) em 2022, mais 24% face a 2021. Um número que coloca o país no top 10 europeu com maior taxa de crescimento de projetos IDE. Segundo o EY Attractiveness Survey Portugal, que avalia a perceção dos investidores estrangeiros relativamente à atratividade do país enquanto destino de IDE, Portugal subiu para a 6ª posição do ranking dos países europeus com mais projetos de IDE anunciados. Mas nem tudo são boas notícias, nomeadamente no setor imobiliário: a alta carga fiscal, com taxas de IMI e IMT agravadas, estão a afastar o investimento estrangeiro.
Custo da habitação em Portugal

Habitação tem uma “estrutura de custos profundamente desigual”

Há uma “estrutura de custos profundamente desigual” no mercado da habitação em Portugal. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo “Reformas Estruturais”, divulgado esta quarta-feira (19 de julho de 2023) e publicado no âmbito dos relatórios anuais sobre o “Estado da Nação e as Políticas Públicas” do Instituto para as Políticas Públicas e Sociais do ISCTE. Trata-se de um estudo coordenado pelo economista Ricardo Paes Mamede que traça o estado do país em nove áreas, sendo uma delas precisamente a habitação. 
Portugal é o melhor país do mundo para uma pessoa se reformar

Adeus trabalho: Portugal é o melhor país para viver a reforma

Que países reúnem as melhores condições para gozar da melhor forma possível a merecida reforma, depois de anos e anos a trabalhar? O top oito é liderado por Portugal, com uma pontuação de 87,4, numa escala de 0 a 100. México e Panamá ocupam, por esta ordem, o segundo e terceiro lugares do pódio. Em causa está um ranking realizado todos os anos pelo portal International Living.
Novo aeroporto de Lisboa

Novo aeroporto de Lisboa: quais as opções em cima da mesa?

A história sobre o futuro aeroporto de Lisboa já soma 50 anos. Mas houve progressos nas últimas semanas: o Governo e o PSD chegaram a acordo sobre a metodologia a seguir para que no próximo ano se possa decidir a localização do novo aeroporto de Lisboa. Em estudo vão estar várias localizações para construir o novo aeroporto, como: Montijo, Alcochete e Santarém.
Estudo sobre habitação em Portugal

Estudo sobre habitação: as entidades que o Governo vai ouvir

O Governo anunciou que vai realizar um estudo “tendo em vista a elaboração de propostas tendentes à promoção da transparência e regulação do mercado habitacional”. Estudo esse que contará com a participação de 16 entidades. Uma delas, a Ordem dos Economistas, não integrava a lista inicial fornecida pelo Executivo, tendo agora sido acrescentada. 
Inflação e subida de preços em Portugal

Inflação e subida de preços: 72% dos portugueses estão a conter gastos

Face à situação económica atual, de inflação em alta e subida generalizada de preços, 72% dos portugueses estão a conter os gastos, nomeadamente os mais velhos – com idades compreendidas entre 55 e 64 anos (81%) e 65 e 74 anos (80%) –, as famílias em que o rendimento do agregado é inferior (87%) e os residentes em Lisboa (80%). Esta é uma das conclusões a retirar do mais recente estudo do Observador Cetelem Consumo, realizado já em tempos de inflação elevada.
Melhores cidades para realizar congressos

Portugal é o 7º melhor destino do mundo para realizar congressos

É mais um indicador que confirma que Portugal continua a estar no radar dos investidores e do “mundo dos negócios”. Em 2021, Portugal subiu ao sétimo lugar do ranking mundial de países que mais recebem e organizam congressos e convenções, tendo escalado três lugares face ao ano de 2019, antes da pandemia da Covid-19. A nível europeu, encontra-se na sexta posição, sendo que era sétimo em 2019. Em causa estão dados que constam no último relatório da Associação Internacional de Congressos e Incentivos (ICCA, na sigla em inglês).