Declarar pensão de alimentos no IRS: aspetos a ter em conta

Declarar pensão de alimentos no IRS: aspetos a ter em conta

A pensão de alimentos tem implicações a ter em conta no IRS tanto para quem a recebe, quem tem de a declarar como um rendimento, quem a paga e quem pode abater esta despesa. No entanto, no ato de entrega da declaração de IRS, os quadros e anexos a preencher são distintos.
IMI sobe para imóveis devolutos: aumentou este ano para 10.544 prédios

IMI sobe para imóveis devolutos: aumenta este ano para 10.544 prédios

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aumentou para muitos proprietários este ano, com referência a 2021, nomeadamente para os que têm imóveis devolutos ou em ruínas. Os números mais recentes mostram que foram 10.544 os prédios urbanos que viram o IMI crescer devido ao facto de estarem devolutos, o mesmo acontecendo com outros 3.796 imóveis que estão em ruínas. Trata-se de um ligeiro aumento em termos anuais: 14.349 prédios em 2021 e 13.878 no ano anterior.
descontos nos combustíveis

Descontos nos combustíveis mantêm-se em setembro

O Governo vai manter até ao final de setembro os descontos no ISP, nomeadamente o que reduz na taxa deste imposto o equivalente à aplicação de uma taxa de IVA de 13%, segundo a informação divulgada pelo Ministério das Finanças.“O Governo mantém as medidas de mitigação do aumento dos preços dos combu
pagar IRS

IRS para pagar? Hoje é o último dia

Depois da entrega de declaração anual de rendimentos ao Fisco – que acabou no passado dia 30 de junho – , os contribuintes ficam a saber se há lugar a reembolso ou pagamento do IRS.
Quais as despesas do crédito habitação

Crédito habitação: tudo sobre as despesas e impostos a pagar

Na hora de comprar casa com recurso ao crédito habitação há que ter em conta que é necessário pagar, desde logo, um conjunto de despesas e impostos associados ao empréstimo. É por isso que é importante dispor de poupanças antes de adquirir uma habitação com financiamento bancário. Neste artigo, explicamos tudo o que precisas de saber sobre as despesas e impostos a pagar pelo crédito habitação.