brings
Notícias sobre o mercado imobiliário e economia Ir a idealista.pt »

lei das rendas

As alterações que o Governo quer introduzir na lei das rendas são vistas como um “contratempo” pela Comissão Europeia (CE) no seu relatório de avaliação ao Programa de Ajustamento, conhecido ontem. Segundo a CE, o impacto da reforma do arrendamento urbano “ainda precisa de ser completamente avaliado”.

Vista panorâmica sobre Lisboa.
Notícia sobre:
Habitação

Dois anos depois, a lei das rendas vai ser alterada. A proposta de alteração de lei do Governo, já aprovada em Conselho de Ministros, é hoje discutida no Parlamento. Fica a saber as principais mudanças que estão em causa nesta polémica reforma do arrendamento urbano.

Notícia sobre:
Habitação

Os contratos de arrendamento social, inclusivamente os que já estão em vigor, deixam de ser por tempo indeterminado. No âmbito das novas regras da Lei das Rendas, aprovada ontem em Conselho de Ministros, o Governo decidiu criar um prazo máximo de 10 anos para as chamadas "habitações sociais". No fim dessa data, os contratos poderão ser ou não renovados, por prazos sucessivos de dois anos.

Notícia sobre:
Habitação

A decisão de o Governo passar a beneficiar os inquilinos quando realizaram obras, mesmo ilegais, no âmbito da reforma do arrendamento, está a suscitar dúvidas junto das autarquias. Em causa está o pagamento que os senhorios têm de fazer sempre que denunciarem os contratos, e tenham sido realizadas benfeitorias não autorizadas e obras em prédios arrendados.

Notícia sobre:
Habitação

Os inquilinos que tenham feito obras e sejam obrigados a sair de casa por denuncia do contrato por parte dos senhorios vão ter direito a ser indemnizados. Isto mesmo que os arranjos tenham sido feitos de forma ilegal e sem a comunicação prévia ao proprietário. Os senhorios também vão ter de compensar os inquilinos no caso de querem que saia com o argumento de que o imóvel necessita de obras.

Notícia sobre:
Habitação
É alargado o prazo e o universo de despesas que os proprietários podem usar para abater às rendas e baixar o IRS.

Os senhorios vão poder deduzir mais despesas nas rendas na declaração de IRS. No entanto, a versão final da proposta de reforma dos impostos faz depender essa dedução do tamanho (permilagem/área) de cada casa. Esta é uma das mudanças face à versão inicial da reforma proposta pela Comissão de peritos e que hoje é entregue no Ministério das Finanças.

Notícia sobre:
Habitação

A reavaliação fiscal das casas vai condicionar o valor das rendas, no âmbito da nova Lei das Rendas. E os inquilinos com rendas antigas (anteriores a 1990) têm a ganhar se pedirem às Finanças para voltar a avaliar os imóveis, porque caso falhem as negociações com os senhorios, a atualização da renda fica condicionada a um máximo de 1/15 avos do valor patrimonial da casa.

Inquilinos com rendas antigas (anteriores a 1990) têm a ganhar se pedirem às Finanças uma reavaliação do imóvel.
Notícia sobre:
Habitação

Os senhorios estão obrigados a explicar na carta enviada ao inquilino para negociar o aumento da renda todas as consequências que decorrem da falta de resposta no prazo de 30 dias, nomeadamente o facto da mensalidade passar para o valor proposto na missiva.

Lei das rendas entrou em vigor em novembro de 2012 e foi recentemente alvo de alterações.
Notícia sobre:
Habitação

A nova lei das rendas trouxe mudanças no mercado de arrendamento. Muitas das pessoas que procuraram casa, lojas ou escritórios para arrendar a valores mais elevados, segundo as suas possibilidades e a valores de mercado na altura, já “não conseguem pagar as rendas”. “E o número de despejos, nestes casos, também está a aumentar”, alerta António Frias Marques, presidente da Associação Nacional de Proprietários.

Este ano, até agosto, foram emitidas 1.117 ordens de despejo.
Notícia sobre:
Habitação

A Comissão Europeia está atenta à evolução que a lei das rendas está a ter em Portugal. Nesse sentido, Bruxelas pretende seguir de perto as alterações que o Governo apresentou recentemente relativas a este assunto, pretendendo consultar os senhorios sobre essas mesmas mudanças.

Lei das rendas entrou em vigor em 2012 e já sofreu alterações, estando a gerar grande polémica.
Notícia sobre:
Habitação

Páginas