O Banco de Portugal é o banco central da República Portuguesa. Emitir de notas de euro, colocar em circulação moedas metálicas (BCE detém o direito exclusivo de autorizar a sua emissão) e a supervisão prudencial das instituições de crédito e das sociedades financeiras, são algumas das suas principais funções.

Dívida pública em Portugal

Dívida pública de Portugal baixa para 268.512 milhões em fevereiro

A dívida pública na ótica de Maastricht, a que conta para Bruxelas, baixou 10.261 milhões de euros em fevereiro, em termos homólogos, para 268.512 milhões de euros, anunciou esta segunda-feira (1 de abril de 2024) o Banco de Portugal (BdP). Face a janeiro, os dados do banco central mostram que o valor da dívida recuou perto de 2.179 milhões de euros.
Crédito ao consumo em Portugal

Crédito ao consumo em alta – é usado para “tapar buracos no orçamento”

Em 2023, o novo crédito ao consumo bateu máximos desde o início da série, em 2012, tendo os bancos emprestado em crédito ao consumo, em fevereiro, 21.300 milhões de euros, segundo dados do Banco de Portugal (BdP). Os economistas alertam para o facto de o aumento do crédito ao consumo estar relacionado com a subida da inflação, com a perda de poder de compra e com a necessidade de “tapar buracos no orçamento”.
Crédito habitação em Portugal

Crédito habitação: montante total concedido volta a subir – mas pouco

O total de crédito habitação concedido a particulares ('stock') – agrega os empréstimos novos e os antigos – em fevereiro de 2024 aumentou ligeiramente face a janeiro, para 98 729,2 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quinta-feira (28 de março de 2024) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se de um valor, no entanto, inferior ao registado no mesmo mês do ano passado: 99 816,1 milhões de euros.
Investimento externo em Portugal e nacional no estrangeiro

Investimento português lá fora sobe: mas menos que o externo cá dentro

Entre 2008 e 2020, o stock de Investimento Português no Estrangeiro (IPE) foi rondando os 50.000 milhões de euros, sendo que a maior trajetória de crescimento ocorreu nos últimos três anos. Os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP) confirmam essa tendência, mostrado que superaram a barreira dos 60.000 milhões de euros em 2022 e 2023: respetivamente, 60.899 e 64.432 milhões de euros, respetivamente.  
Malparado no crédito habitação

Crédito habitação malparado desceu para mínimo histórico: porquê?

As famílias têm sentido maior dificuldade em pagar as prestações da casa dos seus créditos habitação a taxa variável, tendo em conta as elevadas taxas Euribor e custo de vida. Mas nem por isso o incumprimento dos empréstimos da casa tem subido. Aliás, segundo os dados mais recentes do Banco de Portugal (BdP), o malparado no crédito habitação caiu para 0,2% em dezembro de 2023, o valor mais baixo desde o início da série que remonta a 1998. A estabilidade no mercado de trabalho, a par das recomendações do regulador ajudam a explicar este mínimo histórico.
Crédito habitação em Portugal

Crédito habitação: montante total sobe (um pouco) pela 1.ª vez em 2023

O valor total de crédito habitação em Portugal esteve a descer durante 10 meses consecutivos, tendo registado em outubro o menor valor desde maio de 2022. Esta tendência foi sustentada pelo aumento de amortizações antecipadas ao longo do ano estimuladas por vários apoios, bem como pela redução da procura por empréstimos habitação. Mas em novembro de 2023 o Banco de Portugal (BdP) revelou que o montante total de créditos habitação aumentou ligeiramente face ao mês anterior para 99,1 milhões de euros, muito embora se encontre abaixo do valor total apurado um ano antes.