Registo de propriedades no Balcão Único do Prédio

Balcão Único do Prédio já conta com 2 milhões de propriedades

O projeto do Balcão Único do Prédio (BUPi) já identificou dois milhões de propriedades, adiantou à agência Lusa a coordenadora deste programa, sublinhando que para este resultado contribuíram mais de 300 mil proprietários. Em declarações à Lusa, Carla Mendonça, coordenadora do projeto BUPi, referiu
Descontos no IRS

Devolução do IRS: 183 municípios decidiram dar em 2024 (vê no mapa)

Um novo ano já arrancou e com ele volta a corrida à entrega da declaração de IRS. Na hora de acertar contas com o Fisco, há vários aspetos a ter em conta. E um deles passa por verificar se o município onde resides é um dos 183 concelhos que vão aplicar descontos no IRS em 2024, o que terá efeitos no reembolso final. Descobre neste mapa preparado pelo idealista/news quais são os municípios que decidiram abdicar de parte ou da totalidade da sua taxa de participação no IRS e devolvê-la aos seus residentes.
pagar IMI

Pagar o IMI 2023 arranca em maio: regras e prazos de pagamento

O pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) arranca no mês de maio, e pode ser feito de uma única vez ou até três prestações, dependendo do valor. Recorde-se que o cálculo do IMI é feito através da multiplicação do Valor Patrimonial Tributário (VPT) do imóvel pela taxa de IMI fixada anualmente pelo município onde o mesmo está localizado. Toma nota dos prazos para pagar o IMI em 2023 e as regras a ter em conta.
descontos IMI

Ter filhos dá direito a descontos no IMI? Explicamos

Ter dependentes a cargo pode, efetivamente, dar descontos no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Em causa está o chamado IMI Familiar, um desconto fixo no valor do IMI, que varia em função do número de filhos. No entanto, a sua aplicação está dependente da adesão (ou não) por parte dos municípios.
Preços das casas para comprar

Quanto custa comprar casa em Portugal? Este mapa tem a resposta

As casas para comprar em Portugal estão a ficar mais caras, num contexto de alta inflação no país e na Europa. Mas 262 dos 308 municípios portugueses apresentam preços das casas inferiores à mediana nacional, que atingiu os 1.346 euros por metro quadrado (euros/m2), tendo em conta as vendas de habitações realizadas nos 12 meses entre abril de 2021 e março de 2022, apontam os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE). Vêm daí conhecer quanto custa comprar casa no teu concelho. 
Casas baratas para comprar

Os 10 municípios mais caros e mais baratos para comprar casa

Comprar casa em Portugal está cada vez mais caro, sobretudo, nos grandes centros urbanos. Com a pandemia, são cada vez mais as famílias a ponderar mudar de "ares" na expectativa de encontrar melhor qualidade de vida. Há quem se deixe deslumbrar pela vida urbana e procure uma casa na cidade. E há também quem procure casas no campo, envolvidas pela natureza. Seja num lado ou no outro, a verdade é que o preço das casas influencia – e muito – a decisão final. E para te ajudar neste desafio, o idealista/news reuniu os 10 municípios portugueses onde é mais caro e mais barato comprar uma casa.