Construção em Portugal

Construção em Portugal cresceu em 2023 – mas licenciamentos caíram

Apesar do clima desafiante, a economia nacional terá crescido 2,3% em 2023, tal como estimou recentemente o Instituto Nacional de Estatística (INE). E o setor da construção terá contribuído para atenuar os efeitos da alta inflação e elevados juros nas contas do país, já que o valor bruto da produção no setor terá aumentado 3,4% em termos homólogos. Mas o licenciamento de obras continuou aquém das expectativas, uma vez que foi registada uma redução de 8,8% nas licenças para edifícios novos, muito embora o número de casas novas licenciadas tenha subido. Esta é uma questão que o simplex dos licenciamentos promete começar a resolver já este ano.
Construção de residências de estudantes

Beja e Valença com residências de estudantes de "construção inovadora"

O Grupo Casais foi selecionado, em concurso público, para a conceção e construção de duas residências de estudantes, em Beja e Valença, com soluções próprias industrializadas ‘off-site’. As duas unidades terão 327 e 32 alojamentos, respetivamente. Trata-se de uma “solução de construção inovadora, que é o sistema híbrido e o método CREE Buildings”, diz António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais.
obras públicas

TdC pede “maior rigor” na elaboração dos projetos de obras públicas

O Tribunal de Contas (TdC) alertou que em 2022 o número de trabalhos adicionais aos contratos de empreitadas de obras públicas aumentou, com pedidos de 167,5 milhões de euros, sendo, em número e valor, os mais elevados desde 2006. Ainda assim, nas suas recomendações, apela para que os donos de obras públicas tenham um "maior rigor" e que realizem uma "cuidada revisão" dos projetos antes de os colocarem a concurso.