Preço das casas e salários

Preço das casas em Portugal seguirá 6 vezes mais elevado que salários

As dificuldades no acesso à habitação em Portugal e Espanha vão continuar a existir no curto prazo. Isto porque, segundo estima a Fitch, os aumentos nos rendimentos das famílias deverão ser “praticamente iguais” à evolução esperada dos preços das casas para 2024 e 2025. Em Portugal, o custo da habitação poderá crescer até 6% ao ano.
Salários no imobiliário e construção

Imobiliário e construção: salários sobem abaixo da produtividade

Os trabalhadores portugueses estão cada vez mais produtivos. Mas a subida dos salários não está a acompanhar esta evolução positiva da produtividade. Esta é uma realidade bem visível a nível nacional que também é observada em vários setores de atividade. É o caso das atividades imobiliárias onde a produtividade aumentou muito mais do que os salários na última década. Também na construção há diferenças, embora de forma menos acentuada.
Custos para as empresas por hora de trabalho

Quanto custa às empresas em Portugal cada hora de trabalho? 

Em 2023, as empresas portuguesas gastaram, em média, 17 euros por cada hora trabalhada – incluindo custos salariais e outros gastos, como impostos e contribuições sociais –, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat. Trata-se de um valor muito inferior ao registado na média da União Europeia (UE) e da Zona Euro: 31,8 e 35,6 euros, respetivamente. Portugal é, de resto, um dos países onde o valor é mais baixo (o 10º entre os Estados-membros da UE).
Custos das empresas com salários em Portugal e na UE

Custos das empresas com salários sobem 5,5% em Portugal no 4º trimestre

No quarto trimestre de 2023, os custos do trabalho por hora aumentaram 3,4% na Zona Euro, 4% na União Europeia (UE) e 5,7% em Portugal, face ao período homólogo, segundo dados do Eurostat. De referir que há duas grandes componentes nesses custos: os salários e os outros encargos. Relativamente aos ordenados, subiram 3,1% na Zona Euro e 3,8% no conjunto da UE em termos homólogos. Em Portugal, o crescimento foi ligeiramente superior: 5,5%.
Salário mínimo português ultrapassado pelo da Polónia

Salário mínimo português ultrapassado pelo da Polónia em 2024

O salário mínimo em Portugal aumentou para 956,67 euros brutos em 2024, segundo dados divulgados recentemente pelo Eurostat. Um crescimento, no entanto, que não foi suficiente para melhorar a posição do país face aos restantes parceiros europeus, visto que Portugal desceu um lugar no ranking e foi ultrapassado pela Polónia, tendo passado de 10º para 11º lugar.