Notícias sobre o mercado imobiliário e economia Ir a idealista »

Rendas antigas

Há cada vez mais pessoas a optar por arrendar casa em vez de comprar. Os bancos estão a cortar no crédito à habitação e a solução passa, muitas vezes, por ser inquilino. Na tabela em baixo encontras uma lista de casas para arrendar na cidade do Porto que estão anunciadas no site Idealista.pt. São imóveis com rendas entre os 260 e os 650 euros por mês. Clica nas fotos da tabela e fica a conhecer 25 casas para arrendar no Porto por menos de 650 euros 

Notícia sobre:
Top idealista

Desde a entrada em vigor da reforma do arrendamento foram entregues nas Finanças 70.592 pedidos de comprovativos de Rendimento Anual Bruto Corrigido (RABC). Ou seja, o número corresponde a 27% das 255.000 rendas antigas (anteriores a 1990) identificadas nos Censos 2011.

Notícia sobre:
Habitação

A Comissão de Monitorização da Lei do Arrendamento Urbano, criada pelo Governo com a reforma das rendas, não reúne há 13 meses, o que está a preocupar senhorios, inquilinos e mediadores. Nesse sentido, criaram a Comissão de Acompanhamento do Mercado do Arrendamento Urbano.

Notícia sobre:
Habitação

Os senhorios com rendas antigas (anteriores a 1990 no caso do arrendamento habitacional) que pediram às Finanças para ficarem abrangidos pelo regime especial que lhes permite pagar menos Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) estão a ser confrontados com notificações das próprias Finanças que estão a gerar a confusão.

Notícia sobre:
Habitação

Os apoios sociais às famílias que tinham contratos de arrendamento antigos e viram as rendas disparar – com a introdução da nova lei das rendas, que entrou em vigor em novembro de 2012 – serão conhecidos até final do ano. A garantia foi dada pelo ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, no Parlamento.

Notícia sobre:
Habitação

Muitos senhorios suportam os aumentos do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em rendas congeladas devido à carência económica dos inquilinos e porque o Governo não permite que o imposto seja fixado conforme os valores de renda cobrados.Segundo Menezes Leitão, presidente da Confederação Portuguesa dos Proprietários (CPP), o pagamento do IMI com base nos valores de renda cobrados iniciou-se em 2012, mas só 10% dos senhorios terá apresentado o requerimento. Para voltar a beneficiar desta situação, os senhorios tiveram de apresentar novo requerimento até dia 31 de janeiro.

Notícia sobre:
Habitação

Os representantes da troika reuniram-se, na semana passada, com alguns membros da Comissão de Monitorização da Lei das Rendas. Durante o encontro, os mesmos mostraram-se algo preocupados com os contratos de arrendamento paralelos, adiantou a Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL). “Um dos aspetos fundamentais para os técnicos da troika (….) era saber se existem muitos arrendamentos paralelos, sem contrato, e saber como seria possível regularizar tal situação para que o Governo viesse a cobrar mais impostos”, referiu, em comunicado a AIL.

Notícia sobre:
Habitação

Os proprietários de casas com rendas antigas que queiram continuar a beneficiar da cláusula de salvaguarda que impede o aumento súbito do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) têm de repetir a sua declaração às Finanças até 31 de janeiro. Esta é a segunda data-limite fixada, já que o prazo inicialmente previsto na lei terminaria a 15 de dezembro, mas como só ontem (dia 12) foi publicada a portaria que consagra o modelo do documento a entregar ao Fisco, o Governo alargou o prazo para os proprietários cumprirem esta obrigação.

Notícia sobre:
Habitação

Os valores da renda condicionada vão aumentar entre 6,22 e 7,85 euros em 2014, segundo uma portaria publicada quarta-feira em Diário da República, que fixa o preço da habitação por m2 neste regime. Sublinhe-se que a renda condicionada assenta no valor da casa, ao qual é aplicada uma certa taxa de rendimento.

Notícia sobre:
Habitação

A Associação Académica de Coimbra entregou esta segunda-feira ao Presidente da República uma petição com mais de 4 mil assinaturas em que é pedido um regime de exceção à lei do arrendamento para as Repúblicas de Estudantes.Segundo a TSF, a atualização das rendas nas Repúblicas de Estudantes levou já ao encerramento de uma dessas casas que não teve como satisfazer a atualização da conta a pagar ao senhorio.

Notícia sobre:
Habitação

Páginas