Comentários: 0
Grandes grupos hoteleiros combatem sites de casas para turistas com nova estratégia comercial
GTRES

As grandes cadeias hoteleiras estão a posicionar-se para fazer concorrência ao Airbnb e a sites similares de alojamento de curta duração e partilha de casas. É o caso, por exemplo, dos grupos Hyatt, Intercontinental e Accor.

Segundo o Expresso, que cita o Financial Times, o grupo Hyatt revelou que integra um grupo de investidores que está a reunir 40 milhões de dólares para a Onefinestay, empresa britânica que disponibiliza dormidas em localizações de alta qualidade. Neste grupo de investidores encontram-se ainda as capitais de risco Intel Capital e Quadrant Capital Advisors, além da Index Ventures e da Canaan Partners.

Já o grupo norte-americano Wyndham Hotel and Resorts, que inclui as cadeias de hotéis Ramada e Travelodge, assumiu uma participação na LoveHomeSwap, empresa sedeada em Londres que permite fazer troca de casas.

Antes, em abril, o grupo InterContinental Hotels, o maior a nível mundial em número de quartos, já tinha anunciado vários projetos digitais, como uma parceria com a norueguesa Stay.com. Trata-se de uma espécie de rede social que permite aos viajantes criarem guias turísticos à medida das suas preferências e estilo de vida, a partir de sugestões dos habitantes das cidades escolhidas.

Também a cadeia francesa Accor, através do presidente Sébastien Bazin, já reconheceu ter cometido um erro, quando decidiu não investir no Airbnb. Agora mostra-se disponível para colaborar com o site de arrendamento de curta duração com mais notoriedade a nível mundial, escreve a publicação.

Podemos estar a assistir, portanto, a uma mudança nos grupos hoteleiros, que chegaram a dizer que este tipo de sites de alojamento de particulares em casas de particulares não eram uma ameaça competitiva, não afetando a reserva de quartos. Uma tendência que parece não se verificar. Um relatório da PwC, por exemplo, indica que mais de dois milhões de pessoas ficaram instaladas em casas e quartos reservados através do Airbnb em Paris, a maior cidade deste site em termos do número de alojamentos disponibilizados.

De referir que o Airbnb, que tem 1,5 milhões de alojamentos em 190 países, já tem mais oferta que cadeias hoteleiras como o Marriot ou o Hilton. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta