Crédito habitação em Portugal

Crédito habitação: montante total concedido volta a subir – mas pouco

O total de crédito habitação concedido a particulares ('stock') – agrega os empréstimos novos e os antigos – em fevereiro de 2024 aumentou ligeiramente face a janeiro, para 98 729,2 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quinta-feira (28 de março de 2024) pelo Banco de Portugal (BdP). Trata-se de um valor, no entanto, inferior ao registado no mesmo mês do ano passado: 99 816,1 milhões de euros.
Inflação volta a subir em Portugal

Inflação volta a aumentar em Portugal para 2,3% em março

Depois de ter subido em janeiro para 2,3% e de ter descido em fevereiro para 2,1%, a taxa de inflação homóloga em Portugal terá voltado a subir em março, de novo para 2,3%. Em causa estão dados provisórios divulgados esta quinta-feira (28 de março de 2024) pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) – os finais serão conhecidos a 10 de abril.
habitação europa

Investidores querem alocar 63,8 mil milhões ao setor ‘living’ europeu

Investidores imobiliários europeus, com um total de ativos sob gestão (AuM) superior a 700 mil milhões de euros, deverão alocar cerca de 63,8 mil milhões de euros ao segmento ‘living’ nos próximos três anos, revela um inquérito realizado pela Savills Investment Management e pela consultora imobiliária internacional Savills.
Países mais e menos felizes do mundo

Os países mais e menos felizes do mundo são... (Portugal está na lista)

Em 2012, as Nações Unidas proclamaram o dia 20 de março como o Dia Internacional da Felicidade ou Dia Mundial da Felicidade. O objetivo é promover a sensibilização para uma “abordagem mais inclusiva, equitativa e equilibrada do crescimento económico que promova a felicidade e o bem-estar de todas as pessoas”. Importa saber, então, quais são os países mais e menos felizes do mundo: a lista é liderada pela Finlândia e na cauda da tabela encontra-se o Afeganistão. Já Portugal ocupa a 56ª posição.
Consignação de IRS em 2023

Doar IRS em 2024: há mais de 5 mil entidades que podes escolher

Todos os anos, os contribuintes portugueses podem doar 0,5% da sua coleta de IRS a uma entidade, desde bombeiros voluntários a jardins de infância, passando também por lares e associações de apoio às vítimas de doenças, por exemplo. E a lista de entidades a quem podes consignar 0,5% do IRS em 2023, sem qualquer impacto no teu reembolso, já está disponível. Este ano há, pela primeira vez, mais de 5 mil entidades que estão a “disputar” a consignação do IRS dos contribuintes.
investimento imobiliário

Investimento em imobiliário cai 50% - hotéis e retalho destacam-se

O imobiliário atravessou um momento de maior turbulência em 2023, fruto do contexto socioeconómico global. Em Portugal, assistiu-se a uma diminuição de 50% do investimento imobiliário em comparação com o ano anterior. A entrada de capital em imóveis comerciais totalizou 1.600 milhões e os setores de hoteleira e retalho "brilharam”, captando a maior parte do investimento (40% e 35%, respetivamente).
família

Comprar casa: 61% do novo crédito habitação tem baixo risco

Apesar do contexto de subida das taxas de juro, o perfil de risco dos novos clientes de crédito habitação melhorou em 2023, com 61% dos novos empréstimos a serem contraídos por clientes de baixo risco – face a 49% em 2022. Os dados foram revelados esta segunda-feira, 25 de março de 2024, pelo Banco de Portugal (BdP) no relatório de acompanhamento das recomendações macroprudenciais.