Comentários: 0
Bancos abriram (mesmo) a torneira do crédito à habitação
GTRES

Estás a pensar comprar casa e precisas de pedir dinheiro emprestado ao banco? Então fica a saber que pode ser boa altura para o fazeres. Segundo dados do Banco de Portugal (BdP), nunca os portugueses pagaram tão pouco pelos novos contratos de crédito à habitação. E mais: desde a chegada da Troika que os bancos não financiavam tanto a compra de casa.

Segundo o Notícias ao Minuto, a elevada liquidez da banca da Zona Euro, que afeta também Portugal, está a ser conseguida graças ao programa de compra de ativos do Banco Central Europeu (BCE). Ou seja, como têm mais dinheiro disponível, os bancos não precisam de exigir juros altos como fonte de financiamento, pelos que os custos para os clientes descem.

Os dados revelados pelo BdP revelam que em novembro os bancos portugueses concederam 413 milhões de euros em crédito à habitação, o montante mensal mais elevado desde que, em maio de 2011, a Troika entrou em Portugal – nesse mês os bancos emprestaram 536 milhões de euros para a compra de casa.

Em novembro foram concedidos mais 45 milhões de euros em crédito à habitação que em setembro, sendo que os bancos emprestaram ao todo em 2015 (até novembro) 3,5 mil milhões de euros. Trata-se de um aumento homólogo de 74%, escreve o Diário Económico.

A ver pelas contas do Jornal de Negócios, os 3,5 mil milhões de euros emprestados pelas instituições financeiras entre janeiro e novembro de 2015, correspondem a mais de 40% do total emprestado pelos bancos: 8,3 mil milhões de euros. Ou seja, quatro em cada dez euros de novo crédito são para a compra de casa.

De referir que em novembro a taxa de juro dos novos empréstimos para a compra de habitação recuou para um valor médio de 2,1%, o nível mais baixo desde que o BCE começou a divulgar estes dados, em janeiro de 2013. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta