Comentários: 0
Empresas públicas com prejuízo de 731 milhões no primeiro semestre

Os impostos são a principal fonte de receita anual do Estado e o IRS é um dos que está à cabeça, logo a seguir ao IVA. Segundo dados revelados esta quinta-feira no “Orçamento do Cidadão”, um documento que resulta da parceria do Ministério das Finanças com o Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) – no qual se pretende explicar aos contribuintes de onde vem e para onde vão os dinheiros públicos todos os anos –, cada família pagou, em média, 1.830 euros de IRS em 2012.

De acordo com o Jornal de Negócios, que se apoia nos dados do “Orçamento do Cidadão”, o trabalho e as pensões são os principais rendimentos sujeitos a este imposto, sendo que a estrutura de rendimentos continua a estar muito concentrada na parte de baixo da escala.

Em 2012, último ano para o qual há informação, a Autoridade Tributária (AT) recebeu 4.624.902 declarações de IRS, que renderam, ao todo, 8,46 mil milhões de euros em imposto pelos rendimentos que foram englobados – o IRS pago a título de taxas autónomas (mais-valias mobiliárias) ou taxas liberatórias (juros de poupanças, por exemplo) não está aqui incluído.

De referir que cerca de 65% dos agregados familiares, cerca de três milhões, apresentaram um rendimento coletável até 10 mil euros por ano, pelo que pagaram em média 111 euros, lê-se no documento.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta