Comentários: 0

O Governo vai alargar a isenção de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) aos contribuintes com rendimentos até 15.300 euros, contra os anteriores 14.600. Isto diz a versão preliminar do Orçamento do Estado de 2015.

Em causa, segundo escreve o Diário Económico, estarão mais de 50 mil famílias, num momento em que termina a clásula de salvaguarda, que travou subidas no IMI até 2015.

O fim da cláusula de salvaguarda vai fazer com que milhares de contribuintes com casa própria arrisquem um aumento de impostos no próximo ano. 

Até agora o Governo não se pronunciou sobre um eventual prolongamento da salvaguarda. Indica apenas que as famílias mais carenciadas poderão usufruir de limites anuais no IMI.

As finanças terminaram em 2013 um complexo processo de reavaliação de 4,9 milhões de habitações para aumentar a receita do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI). Mas até este ano vigorou uma cláusula de salvaguarda que limitou os aumentos anuais deste imposto, segundo escreve o Sol.
 
Esta protecção acaba em 2015 e os contribuintes temem aumentos "insuportáveis" da tributação, segundo o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários. Citado pelo semanário, Luís Menezes Leitão indica que as casas em centros urbanos deverão ser as mais afectadas, já que o coeficiente de localização do IMI penaliza mais estas zonas.  
 
A associação que representa os mediadores imobiliários (APEMIP) apela ao Governo para prolongar a cláusula de salvaguarda, temendo que muitos portugueses entrem em incumprimento e, no limite, percam as casas.  
 
O Governo não se pronuncia sobre um eventual prolongamento da salvaguarda. Indica apenas que as famílias mais carenciadas poderão usufruir de limites anuais no IMI.

 

 

 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta