Comentários: 0
Móveis portugueses de cortiça distinguidos com prémio mundial de design

Feito de cortiça, um conjunto de mobiliário português mereceu uma relevante distinção internacional no mundo do design. O projeto "Ayers Cork", da responsabilidade da arquiteta Albertina Oliveira, foi distinguido na categoria "Furniture, Decorative Items and Homeware Design", conquistando uma medalha de bronze na edição de 2014/2015.

Composto por uma luminária, uma mesa e oito cadeiras, o conjunto sobressai "não só pela forma, mas pelo conforto natural proporcionado pela cortiça, tanto ao toque, como em termos de aparência", explica a criadora do projeto no site oficial da competição, promovida pelos OMC Design Studios SRL, com sede em Itália.
 
Os móveis, tal como escreve o site Boas Notícias, foram desenvolvidos no ateliê da portuguesa, situado em Gondomar, ao longo de 12 meses e com recurso a alta tecnologia. "Cada cadeira foi esculpida com uma máquina CNC a partir de um bloco único de cortiça, método que também foi aplicado na base da mesa", conta Albertina Oliveira. 
 
Já o tampo da mesa e a campânula da luminária - que utiliza tecnologia LED - "são feitos de 'corkbalt', um material inovador que combina a fibra de basalto com a cortiça e que dá leveza às peças", acrescenta a arquiteta.

Licenciada em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Albertina Oliveira inaugurou o seu ateliê (Albertina Oliveira - Arquitetura Lda.) em 1999 com a missão de "pensar e propor espaços em que a arquitetura seja coerente na resposta às várias condicionantes e se traduza num todo com identidade".

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade