Inflação na Zona Euro na UE e em Portugal

Inflação abranda na Zona Euro e na UE em março – e sobe em Portugal

Em março, a taxa de inflação homóloga desacelerou na Zona Euro e na União Europeia (UE) para 2,4% e 2,6%, respetivamente, segundo dados divulgados esta quarta-feira (17 de abril de 2024) pelo Eurostat. Valores que vão ao encontro da meta apontada pelo Banco Central Europeu (BCE) para iniciar a descida das taxas de juro diretoras: 2%. Em Portugal, a taxa de inflação homóloga, medida pelo Índice Harmonizado dos Preços no Consumidor (IHPC), foi idêntica à da média da UE, os já referidos 2,6%. 
Taxa de poupança das famílias em Portugal e na Zona Euro

Poupança das famílias cresce (muito) mais na Zona Euro que em Portugal

A taxa de poupança das famílias na Zona Euro cresceu, tendo atingido, no quarto trimestre do ano passado, 14,6%. Trata-se de um valor superior ao registado no trimestre anterior (13,9%) e no período homólogo (13,3%), ou seja, no último trimestre de 2022. Em causa estão dados divulgados recentemente pelo Eurostat. 
Compra de carros em Portugal

Carro novo em 2024? Só 17% dos portugueses planeiam comprar

Os custos associados ao carro são o principal obstáculo à compra ou troca de uma viatura em Portugal, sendo essa a principal razão que faz com que a maioria das pessoas (17%) não esteja a pensar fazê-lo. Esta é uma das conclusões a retirar do estudo Observador Automóvel 2024, realizado pelo Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance.
Redução do IRS 2024

Redução do IRS que Governo vai aprovar ronda os 200 milhões de euros

O ministro das Finanças, Miranda Sarmento, defendeu na sexta-feira, dia 12 de abril, que a redução de IRS prometida pelo Governo é "mais ambiciosa" do que a medida que vigora desde o início de 2024, mas clarificou que rondará os 200 milhões de euros. Em entrevista à RTP, Miranda Sarmento clarificou
Confiança nas notícias

Em que países a confiança nas notícias é maior e menor?

Todos os anos, o Reuters Institute for the Study of Journalism publica um relatório sobre o consumo de notícias digitais. A última edição, baseada em inquéritos a mais de 93 mil pessoas em 46 países, documenta como a confiança geral nas notícias diminuiu dois pontos percentuais (p.p.) no ano passado. Cerca de quatro em cada dez pessoas diz confiar na maioria das notícias em grande parte do tempo. Entre os países inquiridos, a Finlândia continua a ser o país com o nível de confiança mais elevado (69%). Já a Grécia encontra-se na cauda da tabela (19%).