Comentários: 0
Hospitais recebem 300 milhões de euros esta semana
GTRES

Na semana em que enfrenta uma greve dos médicos, o ministro da Saúde vai transferir para os hospitais uma dotação extra de 300 milhões de euros. Paulo Macedo não vai esperar pelo Orçamento Retificativo para injetar mais dinheiro nos hospitais. Segundo fonte oficial do Ministério da Saúde, o secretário de Estado do Orçamento assinou um despacho dia 26 de junho que liberta a verba. O valor deverá chegar às instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS) esta semana. 

De acordo com o Diário Económico, este reforço de 300 milhões, que tinha sido anunciado em abril, tem como objetivo “prioritário” criar condições financeiras nos hospitais do setor empresarial do Estado para a não acumulação de novos pagamentos em atraso. O dinheiro servirá ainda para financiar investimentos prioritários, como a aquisição de equipamento hospitalar no IPO de Lisboa, a finalização das obras do Centro Materno Infantil do Norte ou o início do projeto de unificação das maternidades do Centro Hospitalar Universitário de Coimbra.

Sublinhe-se que este balão de oxigénio aparece depois da Troika ter reconhecido o subfinanciamento dos hospitais (nos documentos que encerraram a 11ª avaliação) e numa altura em que as dívidas dos hospitais aos fornecedores cresceram – estão agora em 773 milhões. O reforço financeiro surge ainda numa semana sensível, já que os médicos iniciam hoje uma greve de dois dias, “em defesa da dignidade [dos médicos] e do SNS”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta