Comentários: 0
Deduções de faturas fazem disparar número de empresas apanhadas pelo Fisco com irregularidades

Falhas na comunicação de faturas, pedidos de reembolso de IVA de valor superior ao suportado ou a não declaração integral às Finanças do imposto liquidado. Estas são as principais irregularidades detetadas pelo Fisco num total de 94 mil empresas, quase o dobro do número registado no ano passado. O aumento de irregularidades está relacionado com o facto de as faturas terem passado a ser dedutíveis no IRS.

Só nos primeiros três meses deste ano, o fisco detetou irregularidades e divergências nas faturas emitidas por 94 mil empresas. É quase o dobro de 2014 - ao todo, no ano passado foram registadas 235 mil irregularidades, uma média de cerca de 59 mil por trimestre, segundo escreve o Dinheiro Vivo.

As empresas, de acordo com o jornal,  já foram notificadas das divergências e a maior parte, como tem acontecido, deverá regularizar a situação de forma voluntária.

Logo em janeiro foram emitidas e comunicadas à Autoridade Tributária e Aduaneira 386,2 milhões de faturas, uma subida de 1,5% face ao mesmo mês do ano passado (quando o sorteio dos Audi pelas Finanças ainda não tinha arrancado) e de 29,6% face a 2013 (ano em que o fisco pôs em campo o sistema e-fatura).

Em janeiro, de acordo com informação prestada ao Dinheiro Vivo pela Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, observou-se uma subida na quantidade de faturas emitidas com NIF - passaram de 50,3 milhões para 69,3 milhões de euros. E também no número de pessoas que acedem ao Portal das Finanças para registar as suas faturas - 173 mil contra 68 mil no ano passado.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade