Comentários: 0
Almada Fórum e Fórum Montijo vendidos à gigante Blackstone

Os ativos imobiliários portugueses continuam no radar dos investidores estrangeiros, desde o turismo aos shoppings. Agora foi a vez de os centros comerciais da margem lul do Tejo, Almada Fórum e Fórum Montijo, serem vendidos à Blackstone, a maior sociedade de "private equity" do mundo do setor imobiliário, que nos últimos tempos tem estado bastante ativa em Portugal.

A Blackstone anunciou ontem em comunicado que chegou a acordo para comprar dois centros comerciais em Portugal e outro em Espanha,  o Espacio Leon. Com estas aquisições, a gigante norte-americana passa a ter uma carteira com 25 shoppings na Península Ibérica.
 
A companhia fechou a aquisição do Almada Fórum, centro comercial com 59 mil m2 de área bruta locável, e o Fórum Montijo, que detém uma área de 41 mil m2.
 
O valor do negócio não foi revelado. A Bloomberg já tinha noticiado que a Blackstone estava a negociar a compra destes dois centros comerciais em Portugal, que eram detidos pela CG Malls Europe, um fundo do alemão Commerzbank.
 
A agência de notícias dava conta que cada um dos centros comerciais poderia gerar um encaixe de 100 milhões de euros.
 
O Almada Fórum e o Fórum Montijo vão agora ser geridos pela Multi Corporation, empresa da firma de "private equity" norte-americana. O CEO da Multi considera que os ativos adquiridos são "de elevada qualidade" e que a empresa vai trabalhar para os tornar mais "atrativos" para os retalhistas e consumidores.

Blackstone ativa nas compras em Portugal

Em dezembro passado, a "private equity" comprou parte de um portefólio da ESAF (gestora de fundos do Novo Banco), um negócio no valor de cerca de 220 milhões de euros e que, segundo Luís Rocha Antunes, responsável pelo departamento do mercado de capitais na Cushman & Wakefield em Portugal, citado pelo Jornal de Negócios, foi a maior transacção no imobiliário comercial no nosso país nos últimos oito anos. 

Já em março deste ano, fundos de investimento geridos pela Blackstone adquiriram o Alverca Park, empreendimento com cerca de 62 mil metros quadrados destinados a logística, retalho e escritórios, localizado à entrada de Alverca. Também nesse caso o valor da operação não foi tornado público.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta