Comentários: 0

A dívida pública portuguesa voltou a agravar-se, estando novamente mais próxima dos valores historicamente mais altos do endividamento do Estado. Depois de um mês de alívio, a dívida pública portuguesa aumentou em 1,7 mil milhões de euros em março.

A atualização mensal divulgada pelo Banco de Portugal, e citada pelo Notícias ao Minuto, mostra que o valor devido pelo Estado português atingiu no final de março os 233 mil milhões de euros, um nível que se aproxima dos 234,7 mil milhões de janeiro e dos máximos históricos registados no ano passado. 

"O aumento da dívida pública foi acompanhado por um aumento menos acentuado dos ativos em depósitos (1,1 mil milhões de euros), pelo que a dívida pública líquida de depósitos da administração central registou um aumento de 600 milhões de euros face ao mês anterior, ascendendo a 218,6 mil milhões de euros", explica o comunicado divulgado no site do Banco de Portugal.

O impacto deste valor no Produto Interno Bruto (PIB) não é, porém, ainda conhecido, explica o site, recordando que as contas da dívida do primeiro trimestre já foram fechadas, mas as contas do crescimento não.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta