Comentários: 0

A empresa Estradas de Portugal (EP) lançou sexta-feira três concursos públicos, avaliados em 204 milhões de euros, para retomar as obras no Túnel do Marão, sendo que a autoestrada – inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros – deverá estar concluída até 2015.

De acordo com o Construir, a obra foi entregue à EP que, na terça-feira (25 de fevereiro), numa cerimónia que decorreu em pleno túnel e que foi presidida pelo secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciou o lançamento dos procedimentos concursais que vão permitir reiniciar os trabalhos.

A EP lançou três concursos públicos, optando por um modelo de conceção/construção para o túnel que tem uma extensão de seis quilómetros e por empreitadas por série de preços para os acessos poente e nascente, os quais têm uma extensão aproximada de 10 quilómetros cada. A intervenção mais complexa diz respeito ao Túnel do Marão, onde ainda faltam escavar dois quilómetros.

A empreitada agora a concurso visa a execução dos trabalhos de conceção, projeto, construção e conclusão do túnel, num valor base de investimento na ordem dos 110 milhões de euros.

Sublinhe-se que a construção da autoestrada do Marão, que inclui o já referido túnel rodoviário de 5,6 quilómetros, parou a 27 de junho de 2011. Dois anos depois, a obra foi resgatada pelo Estado, que invocou justa causa fundada no incumprimento por parte da concessionária.

O projeto permite ainda a conclusão da ligação da autoestrada A4 Porto-Amarante à autoestrada da subconcessão Transmontana Vila Real-Bragança.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade