Comentários: 0
Venda de imóveis de empresas na Europa gera 20.000 milhões este ano
GTRES

O volume de negócios proveniente da venda de imóveis de empresas na Europa deverá atingir os 20.000 milhões de euros este ano, revelou a consultora imobiliária CBRE.

Segundo a empresa, a venda de ativos por parte de empresas continua a subir, motivada pela necessidade de financiar mudanças estratégicas e por uma crescente aceitação no mercado de estruturas financeiras inovadoras. “Este fenómeno surge num momento em que o investimento imobiliário comercial na Europa deverá crescer pelo sexto ano consecutivo, após ter superado os 220 mil milhões de euros em 2014”, refere a CBRE em comunicado.

O Reino Unido lidera a tabela com as alienações empresariais a representarem 29% do total do mercado (nos últimos 18 meses). Seguem-se Alemanha (22%), Holanda (9%), França (7%) e Espanha (7%).

Para Cristina Arouca, diretora de Research e Consultoria da CBRE Portugal, em Portugal também se observa uma tendência por parte das empresas em alienarem o seu património: “Os motivos variam entre objetivos de concentração no core-business da empresa, a necessidade de financiamento de estratégias de crescimento, o resultado de decisões de reestruturação ou equilíbrio do balanço financeiro. As principais transações verificam-se no setor do retalho, nomeadamente supermercados e agências bancárias, assim como no setor hoteleiro numa ótica de separação da propriedade da gestão do imóvel”.

De acordo com a responsável, a CBRE “estima que as transações corporativas realizadas nos últimos dois anos [em Portugal] representem 10% do investimento efetuado em imobiliário comercial, à semelhança do que se passa atualmente, em média, no resto da Europa”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta