Comentários: 0
Investimento em imobiliário comercial pode ser histórico e superar os mil milhões
GTRES

Lisboa está na moda e há cada vez mais investidores, sobretudo estrangeiros, interessados em ativos imobiliários portugueses. E apesar de no primeiro semestre do ano o volume de negócios em imobiliário comercial – tudo o que é não residencial – ter atingido um valor ligeiramente menor que no período homólogo (156 milhões de euros), está em perspetiva um quarto trimestre capaz de bater todos os recordes. A consultora Cushman & Wakefield (C&W) estima que em 2014 o investimento no setor comercial varie entre os 600 e os 800 milhões de euros, mas pode até ser superior

“Há muitos negócios em curso e o volume de transações pode vir a superar o verificado em 2007 [1.186 milhões de euros], pelo que este pode ser um ano histórico”, disse Eric Van Leuven, diretor geral da C&W, durante a apresentação do estudo Marketbeat Portugal outono 2014.  

Investimento em imobiliário comercial pode ser histórico e superar os mil milhões

Em causa está o facto de estarem em desenvolvimento, entre outros, “três negócios de 400 milhões de euros cada” que podem ser fechados nos próximos meses. A estes junta-se a eventual venda dos hotéis Tivoli, cadeia hoteleira do Grupo Espírito Santo. Segundo o responsável, se estes negócios forem concluídos ainda este ano poderá ser batido o valor recorde registado em 2007. “Estamos à espera de um ano recorde. Há muito dinheiro em cima da mesa”. 

Eric Van Leuven não quis revelar quais são os negócios em causa, limitando-se a adiantar que os investidores são estrangeiros e que se trata de “portefólios de edifícios únicos” que estão localizados fora de Lisboa

O responsável mostra-se otimista quanto à concretização destes negócios ainda este ano, mas lembra que os mesmos podem resvalar para 2015. Uma coisa é certa, são “investidores sérios” e que raramente recuam nas suas pretensões, até porque são negócios que têm uma preparação com custos elevados. 

Mais comedida, Marta Esteves Costa, diretora de Research & Consultoria da C&W, lembra que este é um cenário otimista e que a consultora estima que o investimento no imobiliário comercial varie entre 600 e 800 milhões de euros, o que já tornaria 2014 um ano igualmente histórico – só ultrapassado por 2007 e eventualmente por 2010. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade