Comentários: 0
Rendas: despejos de casas disparam para uma média de 120 por dia
wikimedia_commons

Não é só o número de casas devolvidas ao banco que continua a aumentar, fruto da crise. Com menos rendimentos disponíveis, muitas famílias portuguesas não conseguem cumprir o compromisso mensal de pagar a renda e acabam confrontadas com ordens de despejo. Em média, no primeiro semestre deste ano, foram emitidos cerca de 120 títulos de desocupação de casas por dia em Portugal.

No total, entre 8 de janeiro de 2013 e 30 de junho deste ano foram emitidas 2071 ordens de despejo, num universo de 6093 pedidos que deram entrada nos serviços do Balcão Nacional de Arrendamento (BNA), segundo noticia o Correio da Manhã.
 
Os dados não estão ainda consolidados, mas os números provisórios citados pelo jornal diário revelam um aumento em relação, por exemplo, ao mês de fevereiro de 2014. Na altura, as emissões de ordem de despejo - os títulos de desocupação do locado emitidos - totalizavam as 1414. Até 30 de junho, os serviços do BNA contabilizaram 2071, ou seja, mais 657, uma subida de 29,3%.
 
Os requerimentos de despejo que deram entrada naquele balcão, que foi criado ao abrigo da nova lei do arrendamento que entrou em vigor em novembro de 2012, sob tutela do Ministério da Justiça, também são reveladores da crise: 4598 até fevereiro de 2014 e 6093 até 30 de junho, numa contagem desde 8 de janeiro de 2013, data da instalação do BNA. Tendo em conta os dados disponíveis, em dezassete meses registaram-se, em média, quatro emissões de ordem de despejo por dia.  
 
 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta