Comentários: 0
Fisco vende hoje em leilão casa de família por dívida de 1.900 euros

Ana Dias (nome fictício) vive com os três filhos e com as duas netas numa casa que vai hoje a leilão na sequência de uma dívida de 1.900 euros ao Fisco de Imposto Único de Circulação (IUC). Isto porque há cerca de cinco anos mandou abater os dois carros da família e não deu baixa nas Finanças. “Sei que a culpa é minha, que devia ter dado baixa dos carros nas Finanças. Mas na altura nem me lembrei disso, não tive o cuidado de pedir os papéis na sucata. Não foi por mal”, conta.

Segundo o Diário Económico, às dívidas do IUC, não mais de 500 euros, juntam-se as coimas avultadas. Ana, de 52 anos, é viúva e mãe de seis filhos e diz que não tem ninguém que lhe possa emprestar esse dinheiro. A casa na qual vive é colocada à venda hoje (dia 29), sendo que soube da notícia há um mês.

“Nas Finanças, o que me dizem é que como não tenho hipóteses de pagar me vão vender a casa”. Sublinhe-se que a referida casa é na verdade um pequeno casal, situado numa colónia agrícola, ou seja, todo o terreno será vendido. No terreno está também construída a casa do sobrinho de Ana Dias, incluída no lote em venda. A casa está avaliada em 19.500 euros, dez vezes mais do que a dívida que tem com as Finanças. 

Só este ano, o Fisco já iniciou processos de venda de imóveis a 59.590 contribuintes portugueses, tantos quanto os iniciadas nos dois anos anteriores: 27.995 em 2013 e 27.902 em 2012.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade