Comentários: 0
Condomínios: disparam dívidas incobráveis com a crise

O presidente da Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) denuncia que o número de pessoas que não paga o condomínio aumentou com a crise.

Vítor Amaral assegura, citado pela TSF, que nos últimos meses o cenário não registou grandes mudanças."Estas são as dívidas que se pagam em último lugar porque não há um reflexo imediato. Se um condómino deixar de pagar o carro podem ir buscar-lhe o carro, se deixar de pagar a água ou a luz cortam-lhe estes serviços. Se não pagar o condomínio nada lhe pode acontecer de imediato".

O mais preocupante, segundo o responsável, nesta altura é o aumento de dívidas incobráveis. Recorrendo à sua experiência à frente de uma empresa que trabalha neste ramos há vinte anos, Vítor Amaral conta que nos primeiros 17 anos nunca teve de lidar com um caso de dívida incobrável e que nos últimos três isso já aconteceu várias vezes.

«Há condóminos declarados insolventes, há condóminos que mesmo não sendo insolventes não têm património. Têm a fração mas a dívida ao banco é superior ao valor real da sua fração».

Para resolver este problema, o presidente da Associação sugere que sempre que haja uma mudança de propriedade «deveria ser obrigatória uma declaração de dívida ou de não dívida assinada pelo administrador de condomínio».

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta