Comentários: 0
IRS: senhorios obrigados a passar recibos eletrónicos das rendas
GTRES

Os senhorios com rendimentos prediais mais elevados vão passar a ser obrigados a passar recibos mensais eletrónicos aos inquilinos, à semelhança do que acontece com os recibos verdes, da categoria B do IRS. Os restantes proprietários também terão de apresentar uma declaração anual com os rendimentos das rendas, no Portal das Finanças.
 
Estas medidas serão, segundo escreve o Jornal de Negócios, implementadas na sequência de uma proposta de alteração à reforma do IRS apresentada na semana passada pela maioria parlamentar e aprovada na sexta-feira, 5 de dezembro, no Parlamento.
 
Os pormenores estão ainda a ser ultimados pelo Governo e vão constar de uma portaria que será entretanto aprovada e publicada em Diário da República.

O Governo, de acordo com o diário, não afasta a possibilidade de admitir um período transitório durante o qual a declaração anual ainda possa ser entregue em papel, tendo em conta que alguns senhorios podem ter dificuldades de acesso à Internet, mas a intenção é que tudo se passe o mais possível através de meios informáticos.  
 
Tanto os recibos eletrónicos como a declaração anual de rendas surgem na sequência das alterações previstas ao nível das deduções fiscais no IRS, uma vez que para que os inquilinos possam deduzir as rendas no IRS, é preciso que os seus senhorios comuniquem ao Fisco quanto recebem.
 
Por outro lado, os senhorios passam a ter margem para deduzir um número alargado de despesas com os imóveis para arrendar.
 
E têm a  possibilidade de se inscreverem nas Finanças como independentes, na categoria B do IRS. Isso significa que o arrendamento passa a ser visto como uma atividade empresarial.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta