Comentários: 0
As 5 perguntas que deves fazer ao agente imobiliário quando visitas a casa que queres comprar

A sabedoria popular diz que “a experiência é que manda” e, quando estás na iminência de comprar uma casa, o conhecimento que te transmite um profissional do setor imobiliário pode fazer a diferença entre um investimento acertado e outro desastroso. A sua opinião sobre um imóvel supõe um valor acrescentado, já que a sua experiência pode ajudar-nos a abrir os olhos e com grande honestidade saber o que é bom e o que é mau no imóvel que estamos quase a comprar.

Para que não deixes passar qualquer detalhe e para que não te venhas a arrepender no futuro, dizemos-te, em baixo, quais são as cinco perguntas que tens mesmo de fazer ao agente imobiliário quando estás a visitar uma casa que estás a pensar comprar:   

1 – O que gostas mais na casa?

Os profissionais do setor veem dezenas de casas por semana e esta experiência permitiu-lhes desenvolver um olhar clínico para identificar os pontos favoráveis e avaliar as qualidades da casa

2 – Viste alguma coisa que te preocupa?

Esta pergunta é ainda mais importante que a anterior. Assegura-te que ele te indica todos os pontos negativos da casa antes de estares decidido. O agente imobiliário pode perceber se há espaço suficiente de arrumações ou se vais gastar um balúrdio com o aquecimento no inverno, por exemplo.

3 – O preço é justo?

Os agentes imobiliários têm à disposição bases de dados com centenas de imóveis e podem dizer-te se a casa está avaliada “por cima” ou “por baixo”, ou seja, se haverá outras casas na zona idênticas e que são mais baratas ou mais caras.

4 – Há quanto tempo a casa está à venda?

Uma das “regras” do mundo imobiliário diz que “uma propriedade que está há muito tempo no mercado corre o risco de desvalorizar”. Interessa-te saber se a casa acabou de ser colocada à venda ou se está sem comprador há muitos anos? Esta informação fará com que possas negociar a oferta a teu favor.  

5 – Tenho de fazer obras na casa? Quanto custam? 

Mesmo não sendo um especialista na área, um agente imobiliário consegue identificar que tipo de obras o imóvel precisa a curto prazo, e assim terás uma primeira ideia de quanto poderás ter de gastar na reabilitação da casa. 

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade