Comentários: 0

Jorge da Costa venceu, a meias com Ricardo Ribeiro (production manager do grupo musical 30 Seconds to Mars), o Prémio Empreendedorismo Inovador da Diáspora Portuguesa de 2014, promovido pelo COTEC Portugal. Vive na África do Sul desde os 13 anos e formou, com os três irmãos, uma empresa de construção, em 1981. Em pouco mais de 40 anos construiu um império que fatura 350 milhões de euros por ano e inclui dois fundos imobiliários cotados na bolsa de Joanesburgo.

Segundo o Oje, na véspera do Natal de 1992, Jorge da Costa reuniu com os irmãos porque já trabalhavam juntos há 11 anos mas sem grande sucesso. Decidiram, então, estudar a forma de iniciar um pequeno fundo de investimento imobiliário que os sustentasse na velhice. Pediram dinheiro emprestado ao pai e compraram um terreno industrial, no qual construíram um armazém que alugaram. Estávamos em janeiro de 1995.  

Um sucesso que foi repetido mais quatro vezes no mesmo ano, escreve a publicação, salientando que, cinco anos depois, já tinham 22 armazéns.

Atualmente, Jorge Costa é presidente do grupo Improvon e dirige dois fundos imobiliários cotados na bolsa de valores de Joanesburgo. Lançado em 1994, o Improvon é líder no investimento imobiliário e construção comercial e industrial, especializado na criação de soluções sustentáveis e inovadoras de propriedade à medida, adequadas para as necessidades específicas de empresas que procuram espaços industriais, comerciais ou de armazenagem. 

Durante 17 anos construiu mais de 120 complexos industriais e comerciais na África do Sul, 80 dos quais tem mantido sob sua gestão. Neste momento, emprega 85 colaboradores e tem um volume de negócios anual de 350 milhões de euros. 

Candidaturas para edição deste ano a decorrer

As candidaturas à edição de 2015 do Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, promovido pela COTEC Portugal, estão abertas até 31 de março. Podem candidatar-se portugueses que residam no estrangeiro há mais de cinco anos e se tenham notabilizado nos países de acolhimento pela sua ação empreendedora e inovadora nas suas atividades.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade