Comentários: 0
“Subsídio de renda é apresentado nas próximas semanas”, garante o Governo

O ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, assegurou que a reforma do arrendamento urbano já está a dinamizar o mercado. O governante revelou que o Governo está a fazer a avaliação orçamental do subsídio de renda para o apresentarnas próximas semanas”.

Em declarações ao Diário Económico, Jorge Moreira da Silva reconheceu que o Executivo não quer fazer ajustamentos ao regime de renda apoiada. “A grande reforma que foi feita foi a de uniformizar critérios e assegurar que, a partir de agora, a rede é determinada, em primeiro lugar, pelo rendimento. E em segundo pela dimensão do agregado familiar, discriminando positivamente o número de filhos e os ascendentes a cargo”. 

Segundo o ministro, “esta alteração cria grandes benefícios do ponto de vista social, mas também da justiça social”. “De acordo com as estimativas que, na altura, foram feitas pelo IHRU, estávamos a falar, em regra, das descida destas vendas para a generalidade dos agregados, portanto o número de agregados que viu aumentar a renda é muito pequeno. Em regra, estamos a falar de descidas de rendas. Claro que alguns agregados pagavam rendas que tinham um valor tão baixo que não era aceitável, até para os investimentos é necessário fazer nos parques habitacionais. Mas há uma alteração também no paradigma. Não aceitamos a ideia de que, quando uma família entra num bairro social, é para toda a vida. A nossa ideia da habitação social é uma ideia de mobilidade social”, explicou.

Na mesma entrevista, o governante referiu que havia condicionantes a ter em conta nas alterações que foram feitas à lei das rendas – entrou em vigor em novembro de 2012 e foram feitas entretanto alterações –, já que não é possível “fazer política social à custa dos proprietários”.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta