Comentários: 0
IMI: taxa de incumprimento é de 10,1%, diz Fisco

O Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) é um dos temas que mais preocupa senhorios, inquilinos e mediadores imobiliários. Segundo o presidente da Associação Lisbonense de Proprietários (AIL), “o IMI atinge em alguns casos valores insustentáveis”. Para Luís Menezes Leitão, “as taxas de incumprimento são elevadas”. O Fisco responde e diz que foi de 10,1% no ano passado.

De acordo com o Jornal de Negócios, que cita fonte oficial do Ministério das Finanças, em 2014 foi registada uma taxa de incumprimento de 10,1%, um valor inferior ao verificado em 2006, ano em que o incumprimento foi superior a 16%. No entanto, este ano será o primeiro em que já não haverá clausula de salvaguarda e todos os proprietários terão de pagar o IMI pela totalidade, alerta a publicação.  

Menezes Leitão, que falava durante a conferência de imprensa de apresentação da nova comissão de acompanhamento do arrendamento urbano, criticou o facto de o IMI triplicar quando o edifício é devoluto. “Em Lisboa, basta que se desligue um contador, para que se aplique logo imposto a triplicar”, lamentou.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta