Comentários: 0
Quase um terço das rendas antigas atualizadas desde 2013
idealista/news

Desde a entrada em vigor da reforma do arrendamento foram entregues nas Finanças 70.592 pedidos de comprovativos de Rendimento Anual Bruto Corrigido (RABC). Ou seja, o número corresponde a 27% das 255.000 rendas antigas (anteriores a 1990) identificadas nos Censos 2011.

De acordo com o Jornal de Negócios, que se apoia em dados do Ministério das Finanças, continua a não se saber quantas rendas antigas foram atualizadas por acordo ou em que os inquilinos não tinham carências financeiras.

De referir que o número de pedidos de comprovativos de RABC entregues ao Fisco tem vindo a diminuir bastante: 42.085 em 2013, 26.856 em 2014 e 1.615 nos primeiros cinco meses deste ano.

Os números espelham a evolução das atualizações de rendas antigas, no âmbito da reforma do arrendamento, e correspondem aos únicos dados estatísticos disponíveis, escreve a publicação, salientando que os mesmos não mostram toda a realidade. Isto porque quem pede um comprovativo de RACB são apenas, à partida, os inquilinos com rendimentos anuais abaixo dos 2.829 euros.  

Nesse caso, podem beneficiar dos cinco anos de período transitório previstos na lei e durante os quais existem tetos aos valores máximos de renda atualizada. Para rendimentos mais elevados, as atualizações são feitas tendo em conta as regras gerais, por acordo entre senhorios e inquilinos, ou tendo como limite o Valor Patrimonial Tributário (VPT), no caso de arrendatários com mais de 65 anos ou com grau deficiência acima de 60%.  

A partir deste ano, o Ministério das Finanças passará a ter dados estatísticos muito mais próximos da realidade, já que os senhorios estão obrigados a registar todos os contratos de arrendamento nas Finanças e a emitirem mensalmente recibos eletrónicos de renda. Assim, será possível saber quais os contratos antigos com rendas atualizadas e também ter uma noção muito mais aproximada da dimensão do mercado do arrendamento. Continuará a haver, no entanto, fogos no mercado paralelo, com rendas não declaradas.  

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta