Comentários: 0
Estado tem quase 23.000 imóveis, mas paga 123 milhões de euros em rendas por ano

O Estado tem 22.957 imóveis (património edificado e terrenos), mas paga todos os anos a entidades privadas rendas no valor de 123 milhões de euros. Em causa estão dados que constam num relatório da Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF).

Segundo o Correio da Manhã, que se apoia no documento da DGTF – elaborado com base nos dados do Sistema de Informação de Imóveis do Estado (SIIE) no final do segundo trimestre –, em apenas três meses, de abril a junho, registou-se “um carregamento em massa de cerca de mil registos de imóveis”, com particular incidência nos ministérios da Administração Interna, Saúde, Educação e Agricultura.

No que diz respeito aos arrendamentos, os dados da DGTF indicam que os ministérios e órgãos de soberania pagam aos privados rendas de 2.033 imóveis, o que custa aos cofres do Estado 123.084 milhões de euros por ano. Dos 2.033 imóveis, 182 não estão ocupados, mas estão disponíveis, e custam 111,9 milhões de euros por ano.

O ministério com maior número de imóveis de privados arrendados é o das Finanças, com 620, pelos quais paga 27,1 milhões por ano. Segue-se o da Saúde, com 402 e um custo total de 30,1 milhões de euros, escreve a publicação.

Quanto ao número de edifícios do Estado utilizados por entidades privadas (arrendamento e cedências onerosas), a DGTF não apresenta valores de receitas, mas refere que há 1.802 imóveis ocupados por privados.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta

Publicidade