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Os erros mais típicos que se cometem a vender uma casa
GTRES

Agora que o mercado imobiliário se está reativando muitos proprietários aproveitam para subir o preço das casas que querem vender. Mas há que ter cuidado, porque a recuperação não está a ser homogénea e isto pode servir para afugentar possíveis compradores. Outro erro que pode abortar uma operação de venda é ocultar informação real sobre o imóvel.

Os erros mais comuns no momento de vender uma casa, segundo Consumer Eroski são os seguintes?

1. - Colocar um preço equivocado: as linhas gerais dos vendedores costumam valorizar a sua casa acima do preço de mercado e ainda mais agora que parece que há recuperação. Além disso, costuma haver uma componente emocional muito forte que leva o vendedor a colocar um preço mais elevado. Mas isto provoca uma redução de possíveis interessados na compra. É aconselhável assessorar-se bem por um especialista imobiliário que conheça o preço da zona e saiba fazer um exaustivo e personalizado estudo de mercado.

2. - Ocultar informação do imóvel: é importante que toda a informação seja clara e abundade mediante fotos, vídeos e documentação. O melhor é que o cliente não se surpreenda quando vá visitar o apartamento no local. Por isso é relevante que ao dizer-se que tem wifi ou arrecadação, tenha realmente, ou que esteja ao corrente do pagamento do condomínio.

3. - Evitar vender sem reformar: uma casa reformada tem mais possibilidades de vender-se que outro que não esteja. O mais aconselhável é mostrar a casa no seu melhor estado possível e é necessário fazer reformas onde seja necessário. Também é uma boa opção contratar os serviços de uma empresa de home staging.

4. - Anunciar a casa em vários canais: já não basta o boca a boca ou o cartaz de "vende-se". Anuncia-te na internet e usa também as redes sociais para potenciar a venda da casa. O objetivo é chegar ao maior número possível de interessados. Se não sabes como fazê-lo ou queres ter mais segurança na venda, contacta uma agência imobiliária.

5. Coloca em destaque as vantagens da casa: todas as casas têm os seus pontos fortes, assim que há que potenciá-los, como por exemplo, se tem tetos altos, boas vistas, soalho, boas áreas, luz natural ou se está bem comunicado de transportes. Quanta mais informação real e relevante deres mais aumentas as possibilidades de venda.

6. Decoração muito pessoal: é preciso ter em conta os benefícios de mostrar casas despersonalizadas e desvinculadas emocionalmente dos seus donos. As empresas de home staging encargam-se de decorar os imóveis desta forma o mais impessoal possível.

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