Comentários: 0
Lisboa: Construção e reabilitação de edifícios de habitação disparam
GTRES

Lisboa, e sobretudo o seu centro histórico, têm atualmente uma “dinâmica de reabilitação de edifícios nunca antes vista”, conclui a consultora CBRE, no estudo “Lisbon Residential Brick Index”, que se foca na construção e comercialização de edifícios de habitação na capital. Em 2015 terão sido concluídos 40 edifícios de habitação, o que representa um acréscimo de 69% na oferta, com mais 524 fogos.

De acordo com o estudo, há cada vez mais procura de turismo residencial e muitos dos edifícios de habitação destinam-se ao arrendamento de curta duração.

“O nível de preços no setor imobiliário em Lisboa já remete ao período pré-crise para produtos premium, mas com uma oferta de imóveis muito superior para este segmento. A melhoria da situação económica no país, aliada ao turismo e aos incentivos concedidos à reabilitação urbana e investimento estrangeiro, conduziram naturalmente à subida destes valores”, refere a CBRE em comunicado.

As zonas do centro histórico de Lisboa onde há mais edifícios em reabilitação – e as mais valorizadas – são a Avenida da Liberdade, o Príncipe Real, o Chiado, o Bairro Alto e São Paulo. “Dos edifícios que ainda estão em construção, atualmente o preço médio de comercialização chega aos 5.500 euros por m2, valor que já é 10% superior face aos que já foram concluídos e vendidos em 2015”.

Para Cristina Arouca, diretora de Research e Consultoria da CBRE, a tendência de haver mais edifícios reabilitados no centro de Lisboa vai manter-se nos próximos anos, “com destaque para a Avenida da Liberdade e Cais do Sodré, que renascem como zonas residenciais”. “Os imóveis com cachet estão a popularizar-se e, com a subida de preços e aumento da procura de imóveis em Lisboa, resta-nos aguardar uma possível estabilização no segmento alto do mercado em 2016”, conclui.

Ver comentários (0) / Comentar

Para poder comentar deves entrar na tua conta